Search
Close this search box.

Cursos de programação ajudam no desenvolvimento intelectual de crianças e adolescentes

No mundo conectado em que vivemos, as crianças estão cada vez mais habilidosas com o uso da tecnologia, aprendendo, desde cedo, a manusear aparelhos e a navegar na internet. Essa facilidade para lidar com as novas tendências impressiona pais, familiares e professores. Os adolescentes também acompanham a evolução tecnológica e estão sempre à procura de algo desafiador para aprender.

O período de férias escolares pode ser uma boa oportunidade para que crianças e jovens entrem um pouco mais no universo das ciências da computação. Escolas como a SuperGeeks, primeira e melhor escola de programação e tecnologia do Brasil, oferecem cursos de curta duração que despertam o interesse deste público. 

Direcionados para crianças a partir dos oito anos de idade, os cursos de férias da SuperGeeks possuem metodologia exclusiva e apoio pedagógico adequado para que o ensino seja aproveitado ao máximo. Com mais de 4 mil alunos, a rede ensina ciência da computação e acredita que a programação é essencial para o processo de aprendizagem.

Os cursos de férias da SuperGeeks estão divididos em dois segmentos: Cursos Rápidos, com quatro aulas de 1h30min cada, que podem ser de Criação de Jogos 2D, Programação no Minecraft, Criação do Mods no Minecraft, Robótica com Arduino, Xadrez – Desenvolva seu próprio Game e Programação no Roblox.

Já os cursos extras, duram oito aulas, com 1h30min cada (com exceção do curso FortGeek), e abrangem programação e Mods no Roblox, FortGeek, Desenvolvimento de games 2D com Godot, Programação e Mods no Minecraft, Youtuber & Edição de vídeos e Minecraft com Redstone.  

Um curso que faz bastante sucesso na escola é o de Programação e Criação de Mods no Roblox, que possibilita às crianças o contato com programação visual em blocos e linguagem de programação usando Lua (linguagem de programação desenvolvida por brasileiros e que se popularizou em jogos multiplayer, como o Tibia, o Roblox e o World Warcraft). Os alunos aprendem desde a configuração de um ambiente em desenvolvimento, até a criação de itens especiais, além de adquirirem noção de programação básica por meio de criação de Mods.

Populares entre crianças de 5 a 12 anos, o Roblox é um sistema para criação de jogos on-line, onde a maioria do conteúdo é oferecido por criadores de jogos “amadores” e está crescendo rapidamente. À primeira vista, muitos pais não veem os videogames como elementos educadores, mas o papel dos jogos na indústria da educação mudou drasticamente, especialmente no caso do Roblox, pois é possível aprender jogando com o uso da programação.

Algumas vantagens que esse game traz na área da educação:

Codificação:

Uma das coisas que torna o Roblox uma ferramenta educacional tão boa é que ela incentiva a codificação, pois permite que as crianças construam seu mundo usando ferramentas de construção visual. Antes que você perceba, estarão escrevendo linha após linha de código.

Lógica:

A lógica vem de mãos dadas com a codificação e o Roblox não é exceção. À medida que o criador testa seu jogo, ele terá que usar a lógica para descobrir como expressar suas ideias por meio do código. Muitos jogos usam componentes que envolvem raciocínio lógico.

Matemática:

Muitas crianças acham que aprender matemática em um ambiente acadêmico é monótono, mas usá-la na criação de jogos é envolvente e dá a oportunidade de aplicar os conceitos que aprenderam na escola.

De acordo com Cássia Ban, CEO da SuperGeeks, o desafio hoje é mostrar para as pessoas como aprender ciência da computação desde cedo é decisivo e importante para a formação dos profissionais no futuro, bem como ao desenvolvimento do país.

“O Brasil só se tornará um país de primeiro mundo se começarmos pela base, que são nossas crianças e adolescentes. Precisamos transformá-los em criadores de tecnologia e não apenas consumidores. Em vez de deixá-los jogando videogame o tempo todo, devemos incentivá-los a criar os próprios jogos”, comenta a CEO da SuperGeeks, Cássia Ban.

A SuperGeeks

Fundada em 2014, a SuperGeeks é a primeira e melhor escola de Programação e Robótica do Brasil. Seu objetivo é ensinar ciência da computação de maneira divertida e criativa, estimulando a formação de programadores e de uma geração de criadores de tecnologia e não apenas consumidores. A SuperGeeks leciona para todas as idades a ciência da computação e acredita que a programação é essencial para o processo de aprendizagem. Operando no sistema de franquias, a SuperGeeks conta com mais de 40 unidades espalhadas por todo país e pretende finalizar 2023 com 10 novas franquias comercializadas e aumentar o faturamento em 50%. O investimento na rede para quem deseja se tornar um franqueado é de R$ 19 mil a R$ 200 mil.

Deixe seu comentário

Categorias
[instagram-feed feed=1]

GEEKBR

Do universo geek para o mundo real! Explore o melhor do cinema, quadrinhos, séries, games e muito mais, e mergulhe em uma experiência de entretenimento que transcende as fronteiras da imaginação.

PESQUISA

REDES SOCIAIS

@2023 – Todos os direitos reservados. GeekBR