Search
Close this search box.

A prática da ginástica para o cérebro oferece diversos benefícios que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, melhoria do desempenho mental e maior ciclo social. 

Mas a grande vantagem mesmo é que todos esses benefícios estão na base do que sustenta a qualidade de vida e a saúde – a capacidade de fazer escolhas conscientes!

Você já pensou que o cérebro é o único órgão que pensa sobre ele mesmo? Já percebeu que falamos dele como algo em segunda ou terceira pessoa, mas na verdade “ele” somos “nós”. 

“Cada pensamento sobre o cérebro é criado pelo próprio cérebro e influenciado pela visão de mundo que aprendemos desde cedo”, lembrou a neurocientista parceira do SUPERA – Ginástica para o cérebro, Livia Ciacci.

A dificuldade de perceber “o cérebro” como “o eu” é uma característica da biologia do cérebro, ele tem dificuldade de pensar no próprio futuro, pois quando ele pensa em si mesmo daqui um tempo, automaticamente a sensação é de estar pensando em uma terceira pessoa estranha. Por isso sempre temos o impulso de tomar decisões pensando apenas no curto prazo.

Essa dificuldade natural do cérebro somada ao ambiente cultural brasileiro que cuida pouco da prevenção, cria o cenário perfeito para os estilos de vida menos saudáveis e um envelhecimento cheio de doenças crônicas e perda cognitiva. Em 2023, a Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer) divulgou dados apontando que o Brasil tem 1,7 milhão de pessoas com 60 anos ou mais com algum tipo de demência e outros 2,3 milhões de brasileiros na mesma faixa etária com algum tipo de declínio cognitivo.

Tanto o declínio cognitivo quanto as demências não surgem do dia para a noite, são problemas construídos ao longo de muitos anos a partir dos hábitos, do cuidado com a saúde e do nível de estimulação do cérebro com atividades intelectuais.

Faça um esforço para imaginar você daqui 10, 15, 20 anos. Como gostaria de se ver? Com certeza gostaria de continuar sendo independente, dirigindo seu carro ou pilotando sua moto, decidindo seu passeio de férias, curtindo os filhos e netos, trabalhando e alcançando sonhos. Tudo isso é possível de se manter com um estilo de vida saudável e muita ginástica para o cérebro!

E se você tem filhos crianças ou adolescentes, saiba que esse público está em um momento que a neurociência chama de “janela de oportunidade”, é o período em que o cérebro está mais “moldável” aos aprendizados e construirá redes neurais mais fortes e sólidas. A ginástica para o cérebro nesse período é capaz de gerar frutos que vão refletir não só nas notas e nas habilidades de raciocínio, mas também no futuro adulto e idoso que virá!

E quem não exercita o cérebro, como que fica?

Por outro lado, seguir o fluxo da vida sem se preocupar em cuidar da mente e do corpo pode te deixar mais vulnerável à alguns aspectos da vida que impactam muito a saúde do cérebro, como por exemplo: A redução do convívio social presencial, a falta de novos aprendizados para estimular o cérebro, passar muito tempo nas telas ou nas redes sociais, perder a habilidade de raciocínio rápido e memória e o agravamento de doenças crônicas (hipertensão, diabetes etc.).

5 Motivos para começar ginástica para o cérebro agora! 

1 – No início do ano ainda estamos no espírito do “efeito recomeço”, e essa sensação favorece a motivação para novas atividades;

2 – No início do ano ainda estamos organizando como será a rotina da família, e novas atividades podem ser incluídas e combinadas entre todos;

3 – Ginástica para o cérebro também é uma atividade que combate o estresse e a ansiedade, e o começo do ano é um ótimo momento para se firmar nesse compromisso de autocuidado;

4 – Praticar ginástica para o cérebro vai ajudar a manter a disciplina para alcançar as outras metas desejadas para o ano;

5 – A tecnologia segue avançando, e, independentemente da idade, 2024 exigirá muita flexibilidade cognitiva e soft skills para lidar com o mundo.

Deixe seu comentário

Categorias
[instagram-feed feed=1]

GEEKBR

Do universo geek para o mundo real! Explore o melhor do cinema, quadrinhos, séries, games e muito mais, e mergulhe em uma experiência de entretenimento que transcende as fronteiras da imaginação.

PESQUISA

REDES SOCIAIS

@2023 – Todos os direitos reservados. GeekBR