Segundo o levantamento, Hogwarts Legacy e Starfield foram os lançamentos do ano mais pesquisados da internet.

Os jogos eletrônicos vêm ganhando cada vez mais espaço no cenário de entretenimento global. À frente da indústria cinematográfica e fonográfica, o setor movimenta cerca de 200 bilhões de dólares por ano. E o Brasil é o décimo maior mercado do mundo, com mais de 100 milhões de jogadores, segundo a consultoria Newzoo. Mas quais são os títulos mais populares entre os brasileiros? Um estudo da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, respondeu a essa dúvida.

Segundo o levantamento, Roblox, referência no segmento de mundo aberto, foi o game mais pesquisado pelos brasileiros na internet em 2023, com uma média de 6.9 milhões de buscas mensais, entre janeiro e setembro deste ano. Em segundo lugar, ficou o clássico de corrida sem fim Subway Surfers, com 1.2 milhões, seguido do shooter em terceira pessoa Fortnite, com 390 mil. 

“Analisando o ranking, podemos destacar, em meio aos games tradicionais, a chegada de títulos que foram lançados em 2023, como Hogwarts Legacy, que conquistou o quinto lugar no ranking nacional, e o Starfield, que alcançou a sétima posição. Originalmente lançado em 2005, o Resident Evil 4 ganhou um remake e também foi destaque no top 10. Isso mostra a rápida popularização do mercado de jogos”, explica Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil. 

Confira o ranking completo da média mensal dos games mais pesquisados na internet pelos brasileiros em 2023:

  1. Roblox – 6.9 milhões
  2. Subway Surfers – 1.2 milhões
  3. Fortnite – 390 mil
  4. Free Fire – 309 mil
  5. Hogwarts Legacy – 287 mil
  6. League of Legends – 279 mil
  7. Starfield – 251 mil
  8. GTA San Andreas -193 mil
  9. Resident Evil 4 – 152 mil
  10. FIFA – 114 mil

O impacto dos videogames na saúde mental

Além dos títulos dos jogos mais populares de 2023, a Semrush também analisou o que mais interessou a população global nos últimos cinco anos. Segundo o estudo, há uma preocupação crescente sobre o impacto desse tipo de entretenimento na saúde mental, com um aumento de 540% nas pesquisas por “efeitos negativos dos videogames na saúde mental”. No entanto, há também um crescimento de 271% nos “efeitos positivos dos videogames na saúde mental” e 85% em “jogos que são bons para o cérebro”.

“Os videogames, quando desfrutados com equilíbrio e consciência, podem oferecer uma pausa valiosa do mundo real, proporcionando momentos de relaxamento e diversão. No entanto, os dados da Semrush apontam que as pessoas estão relacionando questões de saúde mental à prática de jogos. Importante cuidar para algo que deveria ser um momento de lazer não se tornar prejudicial à saúde.”, finaliza Casagrande. 

Sobre a Semrush

A Semrush é uma plataforma SaaS líder de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas em todo o mundo executem campanhas de otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e pesquisa competitiva, obtendo resultados mensuráveis de marketing digital. A empresa oferece insights e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. Com mais de 95.000 clientes pagantes, a Semrush está sediada em Boston e tem escritórios na Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.

Deixe seu comentário

Categorias
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

@2023 – Todos os direitos reservados. Projetado e Desenvolvido  Biano Comunica