Joint Development Foundation (JDF) também está à frente do projeto que permitirá maior compatibilidade e integração

 PixarAdobeAppleAutodesk, e NVIDIA, juntamente com a Joint Development Foundation (JDF), uma afiliada da Linux Foundation, anunciam uma aliança para OpenUSD (AOUSD) a fim de promover padronização, desenvolvimento, evolução e crescimento da tecnologia Universal Scene Description (USD) da Pixar.

A aliança busca padronizar o ecossistema 3D, avançando os recursos da Open Universal Scene Description (OpenUSD). Ao promover maior interoperabilidade de ferramentas e dados 3D, a aliança permitirá que desenvolvedores e criadores de conteúdo descrevam, componham e simulem projetos 3D em larga escala e construam uma gama cada vez maior de produtos e serviços habilitados para 3D.

Criado pela Pixar Animation Studios, o OpenUSD é uma tecnologia da chamada scene description 3D de alto desempenho que oferece interoperabilidade robusta entre ferramentas, dados e fluxos de trabalho. Já conhecido por sua capacidade de capturar expressões artísticas de forma colaborativa e simplificar a produção de conteúdo cinematográfico, o poder e a flexibilidade do OpenUSD o tornam uma plataforma de conteúdo ideal para atender às necessidades de novos setores e aplicações.

A aliança desenvolverá especificações escritas detalhando os recursos do OpenUSD. Isso permitirá maior compatibilidade e adoção, integração e implementação mais amplas, além de permitir a inclusão por outros sistemas de padronização em suas especificações. O JDF da Linux Foundation foi escolhido para liderar o projeto, pois permitirá o desenvolvimento aberto, eficiente e eficaz das especificações do OpenUSD, ao mesmo tempo em que oferece um caminho para o reconhecimento por meio da Organização Internacional de Padronização (ISO).

A AOUSD também fornecerá o primeiro fórum para a definição colaborativa de aprimoramentos da tecnologia pela grande indústria. A aliança convida uma ampla gama de empresas e organizações a se juntarem e participarem da formação do futuro do OpenUSD.

“A Universal Scene Description foi inventada pela Pixar e é a base tecnológica de nosso pipeline de animação de última geração”, diz Steve May, diretor de tecnologia da Pixar e presidente da AOUSD. “O OpenUSD é baseado em anos de pesquisa e aplicação na produção de filmes da Pixar. Abrimos o código do projeto em 2016, e a influência do OpenUSD agora se expande para além do filme, efeitos visuais e animação e para outras indústrias que dependem cada vez mais de dados 3D para intercâmbio de mídia. Com o anúncio do AOUSD, sinalizamos o próximo passo empolgante: a evolução contínua do OpenUSD como tecnologia e sua posição como padrão internacional.”

“Na Adobe, acreditamos em fornecer aos artistas um conjunto de soluções flexíveis e poderosas executadas em uma variedade de dispositivos”, reforça Guido Quaroni, diretor sênior de engenharia de 3D&I da Adobe. “Aproveitar uma representação de dados 3D comum durante o processo criativo multiplica o valor trazido por cada pacote e dispositivo. O OpenUSD foi criado para ser um desses ‘multiplicadores’ e estamos entusiasmados em ver um grupo diversificado de empresas se unindo para apoiar essa tecnologia aberta e inovadora.”

“A OpenUSD oferece aos desenvolvedores, artistas e designers 3D a base completa para trabalhar a criação de conteúdo digital e industrial em grande escala e cargas de trabalho de simulação com ampla interoperabilidade de várias aplicações”, destaca Guy Martin, diretor de código aberto e padrões da NVIDIA. “Esta aliança é uma oportunidade única para acelerar a colaboração OpenUSD globalmente, criando padrões formais em todos os setores e iniciativas para criar mundos 3D e digitalização industrial.”

“Esteja você construindo mundos de computação gráfica, gêmeos digitais ou olhando para a Web 3D, os criadores de conteúdo precisam de uma maneira coesa de colaborar e compartilhar dados entre ferramentas, serviços e plataformas”, conta Gordon Bradley, Membro Sênior de Mídia e Entretenimento da Autodesk. “A Autodesk está entusiasmada em apoiar a aliança para OpenUSD, uma vez que impulsiona a interoperabilidade 3D para efeitos visuais, animação e muito mais, além de apoiar nossa visão de ajudar os clientes a projetar e criar um mundo melhor.”

“Esta parceria será um excelente benefício para todos que trabalham com este framework, afinal o OpenUSD oferece um mecanismo poderoso para mundos 3D de alta fidelidade. Assim como um ecossistema expansivo para a era da IA e do metaverso. Além disso, os setores automotivo, de saúde, manufatura, entre outros, estão adotando a tecnologia para várias aplicações”, destaca Jomar Silva, gerente de relacionamento com desenvolvedores da NVIDIA para a América Latina.

Os membros do comitê de direção da AOUSD falarão nos Open Source Days da Academy Software Foundation, em 6 de agosto, e na conferência SIGGRAPH na Autodesk Vision Series, em 8 de agosto, às 17h (horário de Brasília), na sala 404A.

Para saber mais sobre o AOUSD e como se envolver, visite www.aousd.org. Para sintonizar o painel da Academy Software Foundation em USD em 6 de agosto de 2023, visite o site.

Sobre a Joint Development Foundation (JDF)

A Joint Development Foundation (JDF), parte da família Linux Foundation, fornece a infraestrutura corporativa e legal para permitir que as organizações desenvolvam especificações técnicas, padrões, conjuntos de dados e código-fonte. Projetos JDF como consórcio Ultra Ethernet, aliança para Open Media, coalizão para proveniência de conteúdo e autenticidade e Fundação Overture Maps inovam mercados, lideram mudanças e defendem políticas abertas de participação e licenciamento. Para obter mais informações, visite-nos em www.jointdevelopment.org.

Sobre a Linux Foundation 

A Linux Foundation é líder mundial para colaboração em software, hardware, padrões e dados de código aberto. Os projetos da Linux Foundation são essenciais para a infraestrutura mundial, incluindo Linux, Kubernetes, Node.js, ONAP, PyTorch, RISC-V, SPDX, OpenChain e muito mais. A Linux Foundation se concentra em alavancar as melhores práticas e atender às necessidades de colaboradores, usuários e provedores de soluções para criar modelos sustentáveis para colaboração aberta. Para obter mais informações, visite-nos em www.linuxfoundation.org.   

A Linux Foundation tem marcas registradas e usa marcas comerciais. Para obter uma lista de marcas registradas da Linux Foundation, consulte a página de uso de marcas registradas: www.linuxfoundation.org/trademark-usage. Linux é uma marca registrada de Linus Torvalds.

Sobre a NVIDIA

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://blog.nvidia.com.br/.

Acesse também:

Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/

Facebook: @NVIDIABrasil

Twitter: @NVIDIABrasil

YouTube: NVIDIA Latinoamérica

Deixe seu comentário

Categorias
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

@2023 – Todos os direitos reservados. Projetado e Desenvolvido  Biano Comunica