Search
Close this search box.

A estreia do festival em outro país latino-americano acontece entre os dias 3 e 5 de maio de 2024, na Cidade do México

Omelete Company, maior empresa de entretenimento do Brasil, por meio da CCXP, maior festival de cultura pop do mundo, anuncia a sua mais recente expansão internacional com a CCXP MX. A primeira edição está marcada para acontecer entre os dias 3 e 5 de maio de 2024, no Centro Citibanamex, localizado no Hipódromo de Las Américas, na Cidade do México.

O evento é fruto de uma parceria com a OCESA, empresa mexicana especializada na promoção de shows, espetáculos e concertos musicais, pertencente ao grupo operacional da ‘Ticketmaster Mexico’ e da ‘Live Nation’. Informações relacionadas a vendas e programação serão divulgadas ao longo dos próximos meses no site oficial e nas redes sociais CCXP_MX.

Descubra o épico

Com um espaço de 35 mil metros quadrados (m²) e expectativa de receber mais de 90 mil pessoas, a CCXP MX nasce em um projeto ambicioso que une paixão pelos diversos pilares da cultura pop com o conhecimento e solidez de uma marca que é referência em criar experiências para um público diverso.

Áreas clássicas e já conhecidas do público brasileiro estão confirmadas para a nova edição em território internacional. Os fãs locais vão conhecer os diferentes significados de épico com o Thunder Stage (Palco Thunder), Cosplay Universe (Universo Cosplay), Artists’ Valley, Creators Stage (Palco Creators), Game Arena e Omelete Stage (Palco Omelete). O evento também conta já tradicional com a Spoiler Night, que será realizada no dia 2 de maio com abertura exclusiva para imprensa, convidados e parceiros conferirem em primeira mão todos os detalhes.

Parcerias e Anúncios

Em coletiva realizada na noite de 10 de outubro no Hipódromo de Las Américas, além da apresentação do evento e dos espaços proprietários, a organização oficializou dois patrocinadores. Citibanamex, o banco nacional do México, adquiriu a cota ‘apresenta’ enquanto a marca de cerveja ‘Dos Equis’, do grupo Heineken, foi apresentada como patrocinadora do Omelete Stage.

“Começar uma nova empreitada em outro país não é algo simples. Ficamos lisonjeados e entusiasmados com a confiança dada por duas marcas de tamanha relevância e prestígio para nossa primeira edição em solo mexicano. Isso é reflexo do trabalho sério e de altíssima qualidade realizado no Brasil nos últimos 10 anos de CCXP em conjunto com o time brilhante e de alto nível da OCEASA”, comenta Fábio Reis,Chief Partnership Officer (CPO) da Omelete Company.

Artists’ Valley: uma nova experiência para o mercado mexicano

Uma das maiores e mais amadas áreas na CCXP no Brasil é o Artists’ Valley. Com mais de 500 quadrinistas, o espaço é tido como o coração do evento e não é exagero dizer que praticamente tudo que conhecemos de cultura pop teve início nos quadrinhos. Para a primeira edição em solo mexicano, a organização da CCXP MX está plenajando um espaço com mais de 100 mesas, com capacidade para receber mais de 220 artistas. Informações sobre inscrições serão divulgadas futuramente no site do evento.

Na apresentação do evento também foram confirmados cinco grandes quadrinistas:

  • Enid Balám (enidbalam) – Quadrinista mexicano que contribui com produções da Marvel Comics como ‘Novos Mutantes’, ‘Spider-Gwen’ e ‘Hawkeye: Kate Bishop’.
  • Humberto Ramos (ramosland) – é quadrinista, desenhista, designer gráfico e mora na Cidade do México. É conhecido por sua extensa contribuição para diversas editoras como DC Comics, Marvel, Milestone Media e Cliffhanger Productions.
  • Ivan Reis (ivanreisart) – Quadrinista brasileiro considerado uma das lendas da produção de quadrinhos mundial, sendo um dos restritos artistas exclusivos da DC Comics há quase 20 anos.
  • Jorge Molina (jorge_molinam) – Mexicano, o artista tem inúmeros trabalhos para a Marvel Comics e DC Comics, trabalhando em capas de edições como ‘Capitã Marvel’, ‘Ultraman’ e ‘Aves de Rapina’.
  • Rafael Grampá (rafael_grampa) – O brasileiro Rafael Grampá acumula diversos feitos em sua carreira, incluindo um Prêmio Eisner. Suas obras mais recentes são ‘Batman — Gárgula de Gotham’ e ‘BRZRKR’, projeto realizado em conjunto com o ator Keanu Reeves.

Os quadrinhos são o coração da CCXP e isso não poderia ser diferente na CCXP MX. Seguindo nossa tradição, abrimos os anúncios de convidados com quadrinistas, entre eles grandes nomes das hqs como os mexicanos Humberto Ramos – uma lenda local, que os fãs locais finalmente poderão encontrar após muito anos de ausência em eventos no México -, Jorge Molina e Enid Balám, além dos brasileiros Ivan Reis e Rafael Grampá. Os quadrinhos chegam com força na CCXP MX e muitos anúncios incríveis virão por aí”, destaca Ivan Costa, sócio-fundador da CCXP e curador da programação de quadrinhos dos eventos da marca.

Inovação como força motriz

Vale lembrar que a CCXP MX não é a única experiência fora do território brasileiro. Em foi realizada a CCXP Cologne, na cidade de Colônia, na Alemanha. O evento reuniu mais de 40 mil fãs entre os dias 27 e 29 de julho daquele ano, reunindo nomes como Brian Azzarello, Ben Barnes, Nikolaj Coster-Waldau, Mike Deodato, David Finch, Meredith Finch, Zachary Levi e David Lloyd.

Durante os anos da pandemia de COVID-19, na impossibilidade de realizar o evento de forma presencial, surge a CCXP Worlds em ambiente digital, reunindo fãs de todo o mundo para experiências imersivas e conteúdos inéditos. Sob o selo, a marca alcançou em dois anos uma audiência de mais de 7.5 milhões de usuários, distribuídos em 139 países.

Renato Fabri, executivo responsável pela divisão de Live Experience da Omelete Company, relembra que a inovação sempre esteve à frente das iniciativas do grupo. “Quando começamos a redação do Omelete, começamos a desbravar um caminho inédito para o jornalismo de entretenimento e claro, para o jornalismo digital. Em duas décadas o grupo se especializou em conectar pessoas e a proporcionar experiências diversas em múltiplos espectros da cultura pop, com conteúdo, eventos, assinaturas e canais com streamers com alcance e engajamento na casa das dezenas de milhões. Não seria diferente agora com a CCXP MX. Neste momento, nossa determinação é clara: demonstrar à América Latina inteira que vivenciar esse sonho é uma experiência verdadeiramente excepcional, ou como falamos sempre: épica!” comenta o executivo.

Dados da CCXP no Brasil
 

No Brasil, o festival que é considerado o maior evento de cultura pop do mundo, encerrou a edição de 2022 no SP Expo, em São Paulo, com um público total de 280.474 pessoas, quebrando seu próprio recorde de 2019, penúltima edição presencial do festival. Além do recorde de público, o evento também recebeu 104 marcas no total, mostrando seu potencial de crescimento e engajamento para as grandes companhias.

Durante a CCXP22, foi realizado um estudo em parceria com o Observatório de Turismo da Prefeitura de São Paulo, que teve como objetivo de calcular a movimentação financeira estimada gerada pela CCXP22, destacando o retorno direto e indireto proporcionado pelo evento para a economia local. Os valores foram computados pelo CIET utilizando dados obtidos na pesquisa de perfil e satisfação de público no evento feita pelo OTE e na movimentação gerada na cadeia produtiva da realização do evento. Ao todo foram R$516 milhões (sendo R$369,5 mi diretamente), além de 4.200 empregos diretos gerados pelo evento.

Sobre a Omelete Company  
Maior conglomerado dedicado aos fãs de cultura pop do Brasil, a Omelete Company utiliza seu site, redes sociais e parceiros para atingir mensalmente mais de 15 milhões de pessoas ávidas por novidades dos mundos do cinema, séries de TV, games, música e histórias em quadrinhos, com textos, vídeos e posts nas redes sociais. Fazem parte da Omelete Company as marcas Omelete, The Enemy, CCXP, BIG Festival, Game XP, Gaules e Baiano.

Sobre a CCXP   

A CCXP é o maior festival de cultura pop do mundo. O evento, idealizado e produzido pela Omelete Company, já recebeu mais de 1.5 milhão de pessoas ao longo de todas as edições em São Paulo, uma edição da CCXP Tour em Recife e uma edição internacional da CCXP Cologne, na Alemanha. Com dois eventos digitais, sob o selo de CCXP Worlds, a marca alcançou uma audiência de mais de 7.5 milhões de usuários, distribuídos em 139 países. Com números e recordes próprios, a CCXP vai muito além das estatísticas: é um sentimento. Um lugar de pertencimento e liberdade, proporcionando experiências inesquecíveis para quem vai e impactando positivamente a sociedade. Tudo isso pode ser resumido pela palavra que simboliza a essência do festival: épico.   

Deixe seu comentário

Categorias
[instagram-feed feed=1]

GEEKBR

Do universo geek para o mundo real! Explore o melhor do cinema, quadrinhos, séries, games e muito mais, e mergulhe em uma experiência de entretenimento que transcende as fronteiras da imaginação.

PESQUISA

REDES SOCIAIS

@2023 – Todos os direitos reservados. GeekBR