Search
Close this search box.

Do clima e do tempo à exploração científica, o supercomputador Alps da Suíça, o supercomputador EXA1-HE da França e outros fornecerão 200 exaflops de IA para pesquisas inovadoras usando sistemas baseados em Grace com eficiência energética

Impulsionando uma mudança fundamental na indústria de computação de alto desempenho em direção a sistemas alimentados por IA, a NVIDIA anuncia que nove novos supercomputadores em todo o mundo estão usando Superchips NVIDIA Grace Hopper™ para acelerar pesquisas e descobertas científicas. Combinados, os sistemas fornecem 200 exaflops, ou 200 quintilhões de cálculos por segundo, de poder de processamento de IA com eficiência energética.

Os novos supercomputadores baseados em Grace Hopper que serão lançados online incluem EXA1-HE, na França, da CEA e Eviden; Helios no Academic Computer Center Cyfronet, na Polônia, e Alps no Swiss National Supercomputing Center da Hewlett-Packard Enterprise (HPE); JUPITER no Jülich Supercomputing Center na Alemanha; DeltaAI no Centro Nacional para Aplicações de Supercomputação da Universidade de Illinois Urbana-Champaign; e Miyabi no Centro Conjunto para Computação Avançada de Alto Desempenho do Japão – estabelecido entre o Centro de Ciências Computacionais da Universidade de Tsukuba e o Centro de Tecnologia da Informação da Universidade de Tóquio.

A CEA, Comissão Francesa de Energias Alternativas e Energia Atômica, e a Eviden, uma empresa do Grupo Atos, anunciaram em abril a entrega do supercomputador EXA1-HE, baseado na tecnologia BullSequana XH3000 da Eviden. A arquitetura BullSequana XH3000 oferece um novo sistema patenteado de resfriamento de água quente, enquanto o EXA1-HE é equipado com 477 nós de computação baseados em Grace Hopper.

“A IA está acelerando a pesquisa sobre mudanças climáticas, acelerando a descoberta de medicamentos e levando a avanços em dezenas de outros campos”, diz Ian Buck, vice-presidente de hiperescala e HPC da NVIDIA. “Os sistemas NVIDIA Grace Hopper estão se tornando uma parte essencial do HPC por sua capacidade de transformar indústrias e, ao mesmo tempo, promover melhor eficiência energética.”

Além disso, Isambard-AI e Isambard 3 da Universidade de Bristol, no Reino Unido, e sistemas do Laboratório Nacional de Los Alamos e do Texas Advanced Computing Center, nos EUA, juntam-se a uma onda crescente de supercomputadores baseados em NVIDIA Arm usando Grace CPU Superchips e o Plataforma Grace Hopper.

IA soberana

O impulso para construir supercomputadores novos e mais eficientes baseados em IA está a acelerar à medida que países de todo o mundo reconhecem a importância estratégica e cultural da IA soberana – investindo em dados, infraestruturas e forças de trabalho detidos e alojados a nível nacional para promover a inovação.

Reunindo as arquiteturas de CPU NVIDIA Grace e GPU Hopper baseadas em Arm usando a tecnologia de interconexão NVIDIA NVLink®-C2C, o GH200 serve como motor por trás de centros científicos de supercomputação em todo o mundo. Muitos centros estão planejando passar da instalação do sistema à ciência real em meses, em vez de anos.

A primeira fase do Isambard-AI consiste em um HPE Cray Supercomputing EX2500 com 168 superchips NVIDIA GH200, tornando-o um dos supercomputadores mais eficientes já construídos. Quando os 5.280 Superchips NVIDIA Grace Hopper restantes chegarem ao Centro Nacional de Compostos da Universidade de Bristol neste verão, o desempenho aumentará em cerca de 32x.

“A Isambard-AI posiciona o Reino Unido como líder global em IA e ajudará a promover a inovação em ciência aberta tanto nacional quanto internacionalmente”, afirma o Prof. Simon McIntosh-Smith, Universidade de Bristol. “Trabalhando com a NVIDIA, entregamos a primeira fase do projeto em tempo recorde e, quando concluído neste verão, veremos um enorme salto no desempenho para avançar na análise de dados, descoberta de medicamentos, pesquisa climática e muitas outras áreas.”

Acelerando a descoberta científica

A plataforma de computação acelerada da NVIDIA inclui GPUs baseadas na arquitetura NVIDIA Hopper™, superchips de CPU NVIDIA Grace, superchips NVIDIA Grace Hopper, rede NVIDIA Quantum-2 InfiniBand e um conjunto completo de software NVIDIA AI e HPC.

“A inteligência artificial desempenha um papel fundamental na descoberta científica, pois oferece uma gama de ferramentas e técnicas que podem acelerar significativamente o processo de pesquisa e análise de dados em diversas áreas do conhecimento. Estamos muito felizes com mais essa novidade e temos certeza que ela contribuirá e muito para diversas pesquisas”, complementa Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Sobre a NVIDIA

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://www.nvidia.com/pt-br/.

Acesse também:

Facebook: @NVIDIABrasil

Twitter: @NVIDIABrasil

YouTube: NVIDIA Latinoamérica

Instagram: @NVIDIABrasil

Certas declarações neste comunicado de imprensa, incluindo, entre outras, declarações sobre: benefícios, impacto, desempenho e disponibilidade de nossos produtos, serviços e tecnologias, incluindo superchips NVIDIA Grace Hopper, GPUs baseadas na arquitetura NVIDIA Hopper, NVIDIA Grace Superchips de CPU, tecnologia de interconexão NVIDIA NVLink-C2C e rede NVIDIA Quantum-2 InfiniBand; terceiros que utilizam e adotam nossas tecnologias e produtos, e os benefícios deles decorrentes; A IA acelera a investigação sobre as alterações climáticas, acelera a descoberta de medicamentos e conduz a avanços em dezenas de outros campos; Os sistemas equipados com NVIDIA Grace Hopper estão se tornando uma parte essencial da HPC por sua capacidade de transformar indústrias e, ao mesmo tempo, promover melhor eficiência energética; muitos centros planejam passar da instalação do sistema à ciência real em meses, em vez de anos; e o impulso para construir supercomputadores novos e mais eficientes baseados em IA, acelerando à medida que países de todo o mundo reconhecem a importância estratégica e cultural da IA soberana — investindo em dados, infraestruturas e forças de trabalho de propriedade e alojados a nível nacional para promover a inovação; A ajuda da Isambard-AI a promover a inovação científica aberta, tanto a nível nacional como internacional, são declarações prospetivas que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes das expectativas. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais difiram materialmente incluem: condições econômicas globais; nossa dependência de terceiros para fabricar, montar, embalar e testar nossos produtos; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou melhorias em nossos produtos e tecnologias existentes; aceitação no mercado dos nossos produtos ou dos produtos dos nossos parceiros; defeitos de projeto, fabricação ou software; mudanças nas preferências ou demandas dos consumidores; mudanças nos padrões e interfaces da indústria; perda inesperada de desempenho de nossos produtos ou tecnologias quando integrados em sistemas; bem como outros fatores detalhados periodicamente nos relatórios mais recentes que a NVIDIA arquiva com a Securities and Exchange Commission, ou SEC, incluindo, entre outros, seu relatório anual no Formulário 10-K e relatórios trimestrais no Formulário 10-Q . Cópias dos relatórios arquivados na SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis gratuitamente na NVIDIA. Estas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e referem-se apenas à data deste documento e, exceto conforme exigido por lei, a NVIDIA se isenta de qualquer obrigação de atualizar essas declarações prospectivas para refletir eventos ou circunstâncias futuras.

© 2024 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo NVIDIA, NVIDIA Grace Hopper, NVIDIA Hopper e NVLink são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos EUA e em outros países.

Deixe seu comentário

Categorias
[instagram-feed feed=1]

GEEKBR

Do universo geek para o mundo real! Explore o melhor do cinema, quadrinhos, séries, games e muito mais, e mergulhe em uma experiência de entretenimento que transcende as fronteiras da imaginação.

PESQUISA

REDES SOCIAIS

@2023 – Todos os direitos reservados. GeekBR