Maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil tem o dobro de participação infantojuvenil, com 57% de meninas e 10% de pessoas com deficiência em 2023

Um verdadeiro parque de diversões esportivo. Essa é a melhor definição para a Liga Esportiva NESCAU®, que bateu recorde de inscrições, participantes e público em sua 9ª edição, no Clube Esperia, em São Paulo. O evento recebeu 19.850 pessoas nos dias 16 e 17 de setembro, entre os 8.920 meninos e meninas inscritos, e seus familiares e amigos.  

Os cerca de 9 mil participantes da etapa São Paulo representam o dobro em relação aos cerca de 4.500 presentes na edição anterior. Fiel ao lema “Aqui Todo Mundo joga” e tendo diversidade e inclusão como um de seus pilares, o maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil conquistou, em sua edição paulista novos e importantes patamares: 57% de participações femininas e 10% de participação de pessoas com deficiência inscritas.  

Ao permitir que crianças e adolescentes joguem em mais de uma das 46 modalidades, entre competições, oficinas e desafios, o evento registou mais de 29.350 inscrições. Nas oito edições anteriores, a Liga impactou a vida de mais de 45 mil crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos, além de 5 mil professores e professoras, e presença de cerca de 1.500 instituições de todos os cantos do país. 

“Chegamos à nona edição com muita alegria. É incrível ver o sorriso das crianças e a empolgação dos familiares nesse clima de amizade e inclusão. Foi o maior número que tivemos até hoje, e confirmar novos recordes, tanto de inscrições como de participações, comprova que estamos no caminho certo. Vimos muita emoção e diversão entre as crianças, pais, mães, professores e professoras e estamos motivados a seguir na democratização do esporte, porque a Liga é feita para isso”, celebra Luana Carvalho, gerente de marketing de NESCAU®. 

Todos somos iguais 

Pioneiro ao inserir o paradesporto no mesmo dia e ambiente dos esportes convencionais, o evento segue fazendo a diferença na vida de crianças, adolescentes, pais e educadores. Adeilton de Souza Sene, o Panda, um dos coordenadores da ADD (Associação Desportiva para Deficientes) resume: “Essa união é muito importante, porque agregamos a criança com deficiência no mesmo ambiente que aquelas que não possuem deficiência. Isso traz a verdadeira inclusão, porque todos passam a ser vistos como iguais. Vi meninos e meninas sem deficiência na maior torcida por colegas deficientes, por exemplo. Afinal, todos somos pessoas”, comentou o educador. 

A ADD levou 150 crianças e adolescentes para a Liga (entre as mais de 400 pessoas atendidas pela entidade) nas modalidades como atletismo, basquete com cadeiras de rodas e todas as outras atividades paralelas às competições, distribuídas em oficinas e desafios. “Jogamos desde a primeira edição do evento aberta a crianças e adolescentes com deficiência. Além da inclusão, esse evento traz um fator motivacional, pois temos aulas voltadas à preparação para a Liga NESCAU® e, embora o sentido de buscar a vitória não seja o direcionamento principal, eles passam a se sentir atletas e ficam muito motivados. E não podemos esquecer a relevância para os familiares, que não encontram muitas oportunidades de participar com os meninos e meninas. E o impacto de verem as crianças juntas e felizes é muito positivo”, completou Adeilton. 

Muito esporte! 

As crianças e adolescentes puderam jogar e torcer em modalidades tradicionais como basquete, futsal, handebol, vôlei, futebol, ginástica, natação, judô, e muitas delas também na versão adaptada, como tênis de mesa, natação, atletismo, basquete em cadeira de rodas e futebol de pc (praticado por atletas com paralisia cerebral). Entre as oficinas e desafios, as opções foram arremesso de 3 pontos, chute ao gol, embaixadinhas, queimada, dança, futebol americano, eSports, beach tennis, skate, esgrima, minigolfe, ioiô, capoeira, malabares, badminton, entre outras. 

A edição 2023 trouxe ainda novidades, como o Quadball, uma adaptação do jogo apresentado na série Harry Potter, no qual os jogadores simulam uma disputa entre bruxos montados em vassouras, em parceria com o time Dragões da Tormenta. Outra modalidade apresentada da Liga deste ano foi o WCMX, na qual cadeirantes encaram manobras radicais em uma pista de skate com apoio do grupo Faca na Cadeira. 

Embaixadores e embaixadoras 

Em conjunto às modalidades competitivas, oficinas e desafios, a Liga NESCAU® traz ídolos do esporte para motivar ainda mais a garotada. Na edição 2023, circularam pelo Clube Esperia e interagiram com os presentes, nomes como Falcão, o Pelé do futsal, e Daniel Dias, maior medalhista paralímpico do Brasil, além de Raíssa Machado, recordista mundial de paratletismo, Gean Sampaio, professor Educação Física, sucesso nas redes sociais, Verônica Hipólito, medalhista paralímpica, Jujugol, estrela do futebol feminino com apenas 13 anos de idade, B-boy Luan San, um dos principais nomes do break nacional e campeão brasileiro da modalidade, e Amorinha, exemplo de superação no paraskate.

“Me sinto como capitão do time de embaixadores da Liga, pois integro o projeto desde a primeira edição, em 2015. E ano a ano vejo o crescimento no volume e empolgação de todos. Não foi diferente em 2023 e sei que continuará sendo assim, pois conheço bem a seriedade e o propósito de NESCAU® e da Nestlé em fazer a diferença na vida das crianças por meio do esporte”, disse Falcão. 

A marca conta ainda com mais atletas no seu time, como a skatista Rayssa Leal, Flávia Saraiva (ginástica), Etiene Medeiros (natação) e Sophia Medina (surfe). 
 

Mais informações, acesse ao site: https://www.nescau.com.br/liganescau/sao-paulo 

Sobre NESCAU®   

Criada no Brasil em 1932, a marca trouxe para o consumidor brasileiro o inconfundível sabor de chocolate que faz de NESCAU® uma referência no mercado nacional. Com um longo histórico de apoio ao esporte, a marca procura estimular o movimento e a prática esportiva, aliados a uma alimentação balanceada, para o desenvolvimento adequado de jovens e crianças.  

Deixe seu comentário

Categorias
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

@2023 – Todos os direitos reservados. Projetado e Desenvolvido  Biano Comunica