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Video case com importantes nomes do cenário gamer faz uma provocação sobre o estereótipo e vestimentas de personagens femininas em jogos on-line

Faz tempo que as mulheres deixaram de ser apenas uma parte do público de games no Brasil para se tornarem protagonistas do jogo. Segundo a PGB 2024 (Pesquisa Game Brasil), há uma crescente diversidade no cenário, com maioria de 50,9% composta pelo gênero feminino no consumo de jogos digitais. Porém, assim como em diversas esferas do cotidiano, essa participação ainda sofre com a falta de incentivo e representatividade ao tentar conquistar seu espaço. 

Para mudar esse jogo, o KaBuM! – maior e-commerce de tecnologia e games da América Latina – acaba de lançar o projeto Mulheres no Game, criado para apoiar e motivar o crescimento feminino, além de reforçar a presença e o acesso delas nos games e na tecnologia. Como start, a marca lançou o vídeo case intitulado A (r)evolução das Skins. Nele, o KaBuM! traz uma provocação: como seria se os uniformes das heroínas femininas dos jogos online tivessem mais foco em conforto e performance, em vez da sexualização das personagens? 

Para falar sobre esse tema, o KaBuM! reuniu mulheres fortes e com ligação direta com o universo gamer – todas com experiências relevantes para gerar uma conversa na comunidade. As convidadas são: Carolina do Nascimento (ilustradora), Emanuelly Araujo (desenvolvedora de jogos), Camyy FPS – Camila Vicentini Natale (pro-player), Tanaka Chunli (cosplayer), Paula Nobre (streamer) e Nicolle Merhy – Cherrygumms (empresária gamer). A mediação foi comandada por Lucilene Oliveira Gomes, do Luizalabs, da área de inovação e tecnologia do Magazine Luiza.

No vídeo, que foi produzido pela PUNK Film.CO e com time majoritariamente feminino, as participantes falam sobre o estereótipo que as personagens possuem nos games, em sua maioria com versões que exaltam corpos irreais e skins sensualizadas. Juntas, as convidadas mudaram o jogo e criaram uma figura forte, bonita, que as representa verdadeiramente, vestindo roupas confortáveis para o combate e que demonstram sua vontade de vencer.

Personagem criada pelo projeto Mulheres no Game, do KaBuM!

Além da revelação da personagem, elas falam sobre suas trajetórias e desafios como mulheres que jogam. O espaço foi aberto para que a comunidade se sinta representada pelas suas superações e conquistas diárias. As convidadas também desempenham um papel fundamental para inspirar jovens meninas a alcançar seus objetivos nos games.

“Ser mulher no Brasil é como jogar no level hard todos os dias. E na tecnologia e nos games, esse cenário não é diferente”, afirma Mayara Machado, coordenadora de Marketing do KaBuM! e uma das idealizadoras do projeto. “O projeto foi criado e idealizado por um squad de mulheres para encorajar debates, incentivar o interesse pela área e apoiar a representatividade no segmento. Nosso objetivo é conversar com todos, de forma igualitária, para capacitar novos talentos e democratizar o cenário”.

Se ser uma mulher gamer já é algo desafiador, atuar como jogadora profissional e empresária traz ainda mais disputa por espaço. Nicolle Merhy, mais conhecida como Cherrygumms, alerta para este ponto. “No passado, quando abordamos pautas femininas ou qualquer questão de inclusão e minoria, havia pouco debate e condutas erradas eram praticadas na sociedade, muitas vezes por desconhecimento do público. Ter a chancela do KaBuM! é ter a comprovação que nossa voz está sendo ouvida e disseminada neste meio masculinizado”, afirma Nicolle.

O vídeo case produzido pelo KaBuM! já está disponível no site do projeto Mulheres no Game, que vai reunir todas as ações e iniciativas da marca ao longo do ano.

Em breve, o NerdCast – podcast pioneiro no mundo geek, criado por Jovem Nerd e Azaghal em 2006 – terá um episódio especial sobre o projeto Mulheres no Game com a participação da empresária gamer e ex-pro player Cherrygumms. 

A próxima etapa do Mulheres no Game será um Hackathon – uma competição que reúne profissionais para desenvolver a melhor solução para um desafio. O evento será aberto para a comunidade, com mulheres de diferentes áreas (ilustradoras, designers, desenvolvedoras, pro-players e cosplayers). As inscrições estarão disponíveis em breve no site do projeto, fiquem ligadas.

FICHA TÉCNICA

  • Direção: Helô Oliveira 
  • Direção de fotografia: Bruno Atkinson 
  • AD: Yara Ribeiro
  • Produção Executiva: Milca Goulart 
  • 1 ºOp. de Câmera: LUZ GUERRA
  • 2 ºOp. de Câmera: Nykolas Sevdalis 
  • 1º Assistente de Câmera: Barbara Vieira de Lacerda
  • 2º Assistente de Câmera: Giovanna Oliveira Telles 
  • Gaffer: Tatiane Ursulino da Silva 
  • 1ºAssistente elétrica: Camila Marques Torres 
  • Maquinária: Cauê Arnaud Gruber
  • 1ºAssistente maquinária: Winnie Dominique Rodrigues Martins 
  • Som direto: Thais Nália Jesus de Lira
  • Assist. Som direto: Julia Souza de Araujo
  • Logger: Juliana da Silva
  • Making Of: Sarah Izis 
  • Montagem e Color Grading: Bruno Atkinson
  • Camareira: Renata Pina de Cerqueira
  • Make-up: Vanessa de Ornelas Pereira 

CATERING: 

  • Paulo Roberto dos Santos Oliveira
  • Nayara Eliziario De Oliveira 

MOTORISTA:

  • Fábio Sales Bueno

Sobre o KaBuM!
Fundado em 2003, o KaBuM! é um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e, hoje, está entre as maiores empresas do segmento na América Latina, sendo a maior referência brasileira do varejo online de tecnologia e games. Esta performance é resultado de uma empresa obcecada por agilidade, qualidade de atendimento, inovação, velocidade de entrega e respeito pelo consumidor. O KaBuM! possui os mais altos índices de avaliação e selos de qualidade existentes da internet no Brasil.  O e-commerce recebe mais de 24 milhões de visitas mensalmente no site. Entre as suas principais campanhas estão a Black FridaySuper MáquinaJulho Gamer e Mega Maio.  www.kabum.com.br.

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