Search
Close this search box.

Evento é responsável por reunir centenas de desenvolvedoras anualmente e já gerou perspectivas de novos negócios na faixa dos US$ 300 milhões ao longo dos últimos três anos

 A gamescom latam 2024, edição da América Latina do maior evento de games do mundo, está chegando pela primeira vez no continente, e escolheu o Brasil para sediar sua estreia. Não por menos: o país é considerado um dos maiores mercados de jogos eletrônicos do mundo, e as expectativas é que ele cresça ainda mais este ano, de acordo com a consultoria Newzoo 2024. Tal posição de prestígio faz com que a primeira gamescom latam seja o cenário ideal para investimentos e novos negócios de games, entre empresas e estúdios de todo o mundo.

Durante o evento, que acontece entre os dias 26 a 30 de junho, a gamescom latam reunirá algumas das maiores empresas de desenvolvimento e publicação de jogos do mundo, e as conectará com outras centenas de estúdios de menor porte, gerando oportunidades de interação e novos negócios entre elas. De acordo com a organização do evento, a expectativa é de que sejam movimentados cerca de US$ 180 milhões na primeira edição da gamescom na América Latina.

Gustavo Steinberg, CEO da gamescom latam e fundador do BIG Festival, evento que se juntou à gamescom para criar a edição latino americana, explica que a gamescom latam é a melhor oportunidade para as empresas do setor de desenvolvimento de jogos eletrônicos buscarem por parcerias, investimentos e oportunidades de negócios. Segundo Steinberg, o BIG Festival, evento que acontece há 12 anos no Brasil e que agora se uniu à gamescom para criar a gamescom latam, já gerou mais de US$300 milhões em novos negócios durante as últimas três edições.

“Trazer o maior evento de games do mundo ao país é uma grande oportunidade de ajudar na expansão de um mercado que segue em ascensão”, comenta Steinberg. “O momento atual, no qual há mais chances ainda do Brasil crescer no ramo, faz com que a estreia da gamescom latam em São Paulo seja ideal para que empresas de games do mundo inteiro possam conhecer, interagir e fechar negócios com uma gama extensa de profissionais da indústria”.

De 2021 a 2024, mais de 1.900 de empresas e mais de 3 mil profissionais já estiveram no evento. Dentre as principais empresas do setor que já estiveram no evento, estão PlayStation, Xbox, Nintendo, Capcom, Ubisoft, Sega, Konami, Bandai Namco, Blizzard, Garena, Atari, entre outras. 

A relevância do evento para a região é tamanha que o Ministério Brasileiro das Relações Exteriores promoverá a gamescom latam 2024 nas embaixadas brasileiras em outros países, buscando trazer investidores mais investimentos de fora outras partes do mundo à região. 

O interesse pelo Brasil é justificado: segundo a Pesquisa Nacional da Indústria de Games, promovida pela Abragames e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), o mercado de videogames no Brasil cresceu 3,2% entre 2022 e 2023 e, apenas entre 2019 e 2022, o número de estúdios de games nacionais em atuação subiu mais de 160%. Além disso, metade dos estúdios nacionais têm, pelo menos, 70% da verba originada da venda de games fora do país.

O crescimento na área também se reflete no business latino-americano, uma vez que cerca de 93% dos estúdios de jogos eletrônicos da América Latina criam jogos com propriedade intelectual própria, trazendo mais histórias ao público e gerando ainda mais oportunidades de negócios, fora as vendas para o exterior. Com isso, a gamescom latam 2024 se torna o palco principal para estúdios de de todos os portes e de diversas partes do mundo, que dificilmente circulam por outros mercados, possam estar presentes para apresentar seu trabalho a um público diversificado e a investidores curiosos por novidades num mercado tão aquecido.

Sobre a gamescom latam

A gamescom, o maior evento do mundo de computadores e videogames e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos, chegou também na América Latina. Em 2024, a gamescom latam acontece em São Paulo, Brasil, de 26 a 30 de junho. O BIG Festival, maior festival de games da América Latina, acontecerá na gamescom latam. O evento é organizado em conjunto pela Koelnmesse, Omelete Company, BIG Festival e licenciado pela game.

Sobre a game – Associação Alemã da Indústria de Jogos

Nós somos a associação da indústria alemã de jogos. Nossos membros representam todo o ecossistema de videogames, desde estúdios de desenvolvimento e editores até organizadores de eventos esportivos, instituições educacionais e outras entidades relacionadas. Somos coorganizadores da gamescom, o maior evento de jogos de computador e videogames do mundo. Somos acionistas do Órgão de Autorregulação de Software de Entretenimento (USK), da Fundação para a Cultura de Jogos Digitais, da fundação de jogadores de esports, da devcom e da sociedade de gestão coletiva VHG, bem como coanfitriões do German Computer Game Awards. Servindo como ponto central de contato para a mídia, bem como para instituições políticas e sociais, oferecemos conhecimento abrangente em áreas que incluem desenvolvimento de mercado, cultura de jogos e alfabetização midiática, e respondemos a quaisquer dúvidas ou preocupações. Juntos estamos fazendo da Alemanha o coração dos jogos em todo o mundo. Com os jogos, enriquecemos a vida de todas as pessoas.

Sobre a Koelnmesse Brasil

A Koelnmesse Brasil é subsidiária da Koelnmesse GmbH, líder internacional na organização de feiras nos segmentos de jogos e entretenimento. Sediada na área de feiras em Colónia, Alemanha, a gamescom é o maior evento mundial de jogos de computador e vídeo e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos. A gamescom reúne jogadores apaixonados, visitantes B2B e expositores de todo o mundo com uma abordagem altamente eficaz – pessoalmente no local e digitalmente de qualquer lugar do mundo. Isso faz da gamescom o principal evento de jogos B2C, B2B e B2G. Além do evento em sua sede em Colônia, a Koelnmesse está expandindo estrategicamente seu portfólio internacionalmente: em Cingapura, a gamescom asia fornece uma poderosa plataforma adicional da indústria para o mercado em rápido crescimento de jogos da Ásia-Pacífico, combinando de forma abrangente oferta e demanda.

Sobre a Omelete Company

Maior conglomerado dedicado aos fãs de cultura pop do Brasil, a Omelete Company utiliza seu site, redes sociais e parceiros para atingir mensalmente mais de 15 milhões de pessoas ávidas por novidades dos mundos do cinema, séries de TV, games, música e histórias em quadrinhos, com textos, vídeos e posts nas redes sociais. Fazem parte da Omelete Company as marcas Omelete, The Enemy, CCXP, Game XP, gamescom latam, Gaules, Baiano e Chippu.

Redes sociais:

PRÓXIMOS EVENTOS:

gamescom latam, São Paulo, Brasil, 26 – 30 June 2024

gamescom, Cologne, Germany, 21 – 25 August 2024

gamescom asia, Singapore, 17 – 20 October 2024

Deixe seu comentário

Categorias
[instagram-feed feed=1]

GEEKBR

Do universo geek para o mundo real! Explore o melhor do cinema, quadrinhos, séries, games e muito mais, e mergulhe em uma experiência de entretenimento que transcende as fronteiras da imaginação.

PESQUISA

REDES SOCIAIS

@2023 – Todos os direitos reservados. GeekBR