Search
Close this search box.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a ASUS Republic Of Gamers reforça a importância de homenagear e reconhecer as mulheres que desempenharam papéis fundamentais na indústria dos jogos eletrônicos. O destaque não se limita apenas ao momento atual, mas também às contribuições históricas significativas que moldaram a indústria, pavimentando o caminho para futuras gerações.

Segundo pesquisa realizada pela Abragames em 2023, as mulheres compõem 24,3% dos profissionais que ocupam posições de colaboradoras e sócias nas desenvolvedoras de jogos brasileiras. Este dado revela a persistência dos desafios que as mulheres ainda enfrentam na indústria, mas que diversas personagens da história se dedicaram a mudar.

“Na ASUS, acreditamos que a diversidade é a força propulsora da inovação. No Dia Internacional da Mulher, queremos expressar nossa admiração, reforçando aquelas que enriquecem o universo gamer de tantas formas”, afirma Ana Paula Marques, gerente de marketing da ASUS.

Com isso, a empresa aproveita a oportunidade para destacar cinco mulheres notáveis na indústria dos jogos, cujas contribuições deixaram um legado duradouro:

Carol Shaw 

Com passagem pela desenvolvedora Atari, onde implementou programação e design em cinco jogos, Carol Shaw foi a primeira mulher a desenvolver um game eletrônico. Denominado River Raid, a produção a levou a atingir o feito histórico na Activision, em 1982. 

Yoko Shimomura 

Yoko Shimomura é uma lendária compositora de trilhas sonoras originais para videogames, conhecida em todo o mundo. Entre os seus trabalhos, constam títulos como Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars; Parasite Eve: Breath of Fire; Kingdom Hearts; Final Fight e Street Fighter II. 

Amy Hennig 

Amy Hennig é uma premiada diretora e roteirista norte-americana, conhecida pela série Uncharted, Legacy of Kain e Jak and Daxter, sendo um dos nomes mais influentes da atualidade. Possui passagens em grandes empresas, como Electronic Arts, Crystal Dynamics e Naughty Dog, onde consagrou sua carreira. 

Doris Self 

Doris Self foi considerada, em 2007, a jogadora mais idosa do mundo pelo livro Guinness World Records. Self, aos 58 anos, participou de um campeonato do Video Game Masters Tournament e alcançou o recorde mundial no jogo arcade Q*Bert. 

Ashly Burch 

Ashly Burch é atriz, dubladora, cantora e escritora conhecida por sua dublagem em diversos personagens famosos do mundo dos videogames, já tendo interpretado famosos papéis, como a Chloe, em Life is Strange; Aloy, em Horizon Zero Dawn; Cassie Cage, em Mortal Kombat X, e outras franquias, como Fallout 4, Final Fantasy XV e Final Fantasy XV.

Deixe seu comentário

Categorias
[instagram-feed feed=1]

GEEKBR

Do universo geek para o mundo real! Explore o melhor do cinema, quadrinhos, séries, games e muito mais, e mergulhe em uma experiência de entretenimento que transcende as fronteiras da imaginação.

PESQUISA

REDES SOCIAIS

@2023 – Todos os direitos reservados. GeekBR