Em 25 de maio, é comemorado o Dia do Orgulho Geek, uma data que defende o direito de cada pessoa em se identificar como nerd ou geek. A escolha do dia é simbólica, marcando a estreia do filme “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança” em 1977. Além disso, a data é importante para fãs de outras obras da cultura pop, como os livros de Douglas Adams, que inspiraram o Dia da Toalha, e a série “Discworld”, de Terry Pratchett, que homenageia o Glorioso 25 de Maio.
No Brasil, a SuperGeeks, uma rede de escolas especializada em habilidades para o futuro, tem se destacado ao introduzir esse universo para o público. Com mais de 50 mil alunos certificados, o objetivo da escola é oferecer educação em tecnologia para todas as faixas etárias, promovendo o aprendizado e a inovação. “É uma grande satisfação para nós participar de uma comemoração tão importante. Acreditamos que a tecnologia é uma ferramenta poderosa para transformar o mundo, e que os geeks são os principais protagonistas dessa mudança”, afirma Marco Giroto, fundador da rede.
Em 2013, o cientista de dados e engenheiro de software Blurr Settles conduziu uma pesquisa analisando 2,6 milhões de tweets do Twitter para investigar as diferenças entre geeks e nerds. O estudo resultou em um gráfico que ilustrava que o termo “geek” está mais ligado a objetos, enquanto “nerd” está mais associado a conceitos. De acordo com a pesquisa, palavras como quadrinhos, Instagram, coleções e cosplay são categorizadas como características dos geeks, enquanto termos como seminário, neurociência, física e biologia são identificados como típicos dos nerds. O Dia do Orgulho Geek vai além das convenções habituais, tornando-se uma mentalidade e estilo de vida que atrai adeptos.
“A cultura geek é fundamental, pois impulsiona a inovação, estimula a criatividade e conecta pessoas por meio de interesses comuns. Ela transforma paixões em carreiras, moldando o futuro da tecnologia e da sociedade”, conclui Marco. Um exemplo que ilustra isso é a obra literária de Isaac Asimov, que serviu de base e influenciou o desenvolvimento de várias tecnologias presentes atualmente, como a Robótica e a Inteligência Artificial. A ficção científica na totalidade desempenha um grande papel no imaginário dos pesquisadores, que seguem nessa área com o sonho de tornar essas tecnologias reais. Artigos e debates sobre teletransporte, viagens espaciais são só alguns exemplos.
Sobre a SuperGeeks
A rede de franquias SuperGeeks nasceu com o objetivo de formar não apenas consumidores, mas também criadores de tecnologia. Desde 2014 a marca assume uma posição importante ao preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do futuro tecnológico, dedicando-se a ensinar programação e robótica de maneira lúdica e criativa, atendendo a todas as faixas etárias.