A PGB Latam mapeia informações detalhadas sobre a relação de latino-americanos com os jogos eletrônicos, incluindo hábitos de consumo
A Pesquisa Game Brasil (PGB) apresenta o painel PGB Latam deste ano, com informações atualizadas sobre a relação do público latino-americano com jogos eletrônicos. No total, mais de 11 mil participantes, de cinco países da América Latina – Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru -, responderam à pesquisa. Os destaques dos resultados foram apresentados hoje (27) ao público da gamescom latam 2024 e, pela primeira vez, estão disponíveis em versão gratuita no site oficial da PGB.
A PGB Latam revelou que, em média, 65,8% do público dos países listados jogam videogames; destes, 78,8% consideram os games uma das suas principais fontes de entretenimento, e 73,8% tratam os jogos eletrônicos como a principal forma de se entreter. A demografia mostra que, na América Latina, a maioria das pessoas que jogam são homens (56,3%), enquanto as mulheres representam 43,7% deste público. As faixas etárias de 35 a 39 anos e de 30 a 34 anos são a maior parte dos interessados por games (15,2% e 15%, respectivamente).
A pesquisa também mapeou outros dados relevantes, como as plataformas mais utilizadas para jogar, a frequência com que jogam e informações gerais sobre comportamento:
– Plataforma: 47,4% jogam no smartphone, enquanto 19,1% preferem os consoles e 12,7% optam por jogar no computador;
– Frequência: a maioria prefere jogar por até uma hora por dia (40,6%), e 30,5% consomem games durante uma e três horas;
– Comportamento:
– 36,4% dos latino-americanos se consideram gamers;
– 79,2% jogam com seus filhos;
– 53,0% jogam para ficar de bom humor;
– 54,7% jogam para se desconectar dos problemas;
– 64,5% gostam de jogos que os relembrem de sua infância;
– 52,5% afirmam terem feito muitos amigos jogando online;
– 54,7% se sentem aceitos pelas suas respectivas comunidades online;
– 54,4% se sentem motivados em jogar com outras pessoas online;
– eSports: 63% dos entrevistados se dizem familiarizados com eSports; destes, 56,1% gostam de assistir a partidas de esportes eletrônicos competitivos, e 39,2% afirmam praticarem eSports.
“É uma honra apresentar os resultados da PGB Latam justamente na primeira edição da gamescom latam, dado nossa história com o evento desde o BIG Festival”, diz Carlos Silva, sócio da Go Gamers. “É essencial que o público latino-americano possa ter acesso aos destaques da pesquisa pela primeira vez de forma gratuita e em um evento que une este mesmo público apaixonado por games como os brasileiros”.
“A edição 2024 da PGB Latam traz informações muito valiosas sobre quem é o gamer da América Latina e como ele se vê nesta comunidade”, explica Mauro Berimbau, pesquisador e consultor da Go Gamers. “É interessante observar os contrastes entre os países e até mesmo em comparação com os hábitos dos gamers brasileiros que trouxemos na PGB 2024, no início do ano. No fim, foi possível observar que o mercado de games na região continua sendo muito prolífico, e nada melhor do que trazer esta pesquisa para a edição latina do maior evento de games do mundo”.
A PGB 2024 completa e com outros dados de comportamento dos gamers já está disponível. O estudo abrange 13.360 pessoas nos 26 estados brasileiros e DF, com levantamentos feitos entre dezembro de 2023 e janeiro deste ano. Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.
Sobre a Pesquisa Game Brasil
Referência no estudo de hábitos de consumo do gamer brasileiro, a Pesquisa Game Brasil (PGB) existe desde 2013, e é desenvolvida e produzida pelo SX Group e Go Gamers em parceria com a Blend New Research e ESPM. Toda a pesquisa é desenvolvida com questionários proprietários com uma ampla cobertura e tópicos que envolvem o público gamer e todo o seu ecossistema, no Brasil e na América Latina — em países chaves como Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México. A Go Gamers é a unidade de negócios responsável pelo desenvolvimento, produção e publicação da pesquisa anualmente dentro dos canais oficiais www.pesquisagamebrasil.com.br e www.gogamers.gg.