Na mais recente atualização de recursos de IA, o navegador Opera One ganhou acesso aos modelos Gemini do Google Cloud para sua IA nativa, a Aria, além de capacidades de geração de imagens e conversão de texto em voz graças a uma cooperação mais profunda entre as empresas e a integração dos modelos de ponta do Google
A Opera anunciou nesta terça-feira (28) uma colaboração com o Google Cloud para integrar os modelos Gemini à IA nativa dos seus navegadores, a Aria – ferramenta alimentada pelo motor de inteligência artificial multi-LLM Composer da Opera, que permite à empresa norueguesa organizar e distribuir as melhores experiências para seus usuários com base em suas necessidades.
A IA do navegador Opera é única, pois não utiliza apenas um provedor ou LLM. O motor de IA Composer da empresa processa a intenção do usuário e pode decidir qual modelo usar para determinada tarefa.
O modelo Gemini do Google é um LLM moderno, poderoso e fácil de usar, além de ser considerado o modelo mais potente da Big Tech até o momento. Graças a essa integração, a Opera agora poderá fornecer aos seus usuários as informações mais atualizadas, com alto desempenho.
“Nossas empresas têm cooperado por mais de 20 anos. Estamos entusiasmados em anunciar o aprofundamento dessa colaboração no campo da IA generativa para impulsionar ainda mais nossa gama de serviços de IA para navegadores,” disse Per Wetterdal, EVP de Parcerias na Opera.
“Estamos felizes em elevar nossa longa cooperação com a Opera, impulsionando sua inovação em IA dentro do espaço de navegadores,” disse Eva Fors, Diretora Geral da Região Nórdica do Google Cloud.
A Opera tem explorado o potencial da IA para navegadores há mais de um ano. Atualmente, todos os seus navegadores de destaque e seu navegador para jogos, o Opera GX, oferecem acesso à IA para navegadores. A Opera também abriu recentemente um cluster de dados de inteligência artificial alimentado por energia verde na Islândia com supercomputação NVIDIA DGX para expandir rapidamente seu programa de IA e hospedar a computação necessária em suas próprias instalações.
Para se manter na vanguarda da inovação, a empresa também anunciou recentemente seu programa de Atualizações de Recursos de IA, que permite aos primeiros adotantes testar suas mais novas e experimentais inovações de inteligência artificial na versão Developer do navegador Opera One.
Geração de imagens e saída de voz no Aria impulsionadas pelo Google Cloud
A mais recente Atualização de Recursos de IA é um resultado da colaboração com o Google Cloud: a partir de hoje, a Aria, no Opera One Developer, oferece gratuitamente capacidades de geração de imagens utilizando o modelo Imagen 2 no Vertex AI. A partir dessa atualização, a IA dos navegadores noruegueses poderá ler respostas de forma conversacional. Isso é graças ao revolucionário modelo de texto para áudio do Google.
“Acreditamos que o futuro da IA será aberto, por isso estamos proporcionando acesso ao melhor da infraestrutura, produtos de IA, plataformas e modelos fundamentais do Google para capacitar as organizações a traçar seu caminho com a IA generativa”, concluiu Fors.
Sobre a Opera
A Opera é uma empresa de software inovadora e centrada no usuário, focada em proporcionar a melhor experiência de navegação na internet possível em todos os dispositivos. Centenas de milhões de pessoas usam os navegadores da Opera por seus recursos únicos e seguros em seus telefones móveis e computadores desktop. Fundada em 1995 e com sede em Oslo, Noruega, a Opera é uma empresa pública listada na bolsa Nasdaq sob o símbolo “OPRA”. Baixe os navegadores da Opera e acesse outros produtos da Opera em opera.com. Saiba mais sobre a Opera em investor.opera.com e no X @InvestorOpera.