Especialistas discutem os desafios e o futuro dos games no Brasil no início da gamescom
A gamescom latam começou hoje (26), no São Paulo Expo, em São Paulo. No início da tarde desta quarta-feira, o destaque foi a apresentação dos finalistas da terceira edição da premiação exclusiva Brazil Direct, que reconhece os melhores jogos brasileiros a serem lançados ainda neste ano. Guilherme Luiz Heckel, da Mr. Dev Studio; Ítalo Nievinski, da Trialforge Studio; Lucas Corrêa, da Hyper Dive Studio e Eliandro Fontes, da Plus Plus Studios disputam o prêmio de melhor pitch Brazil Direct de 2024.
Com moderação de Pedro Santoro Zambon, da Savegame.dev – Knowledge hub for the Games Industry, e os jurados Odile Limpach, da SpielFabrique 360, e Dr. Jakin Vela, da International Game Developers Association (IGDA), os pitchs explicaram o objetivo de cada um dos jogos competidores e arrancaram aplausos da plateia. Zambon agradeceu as participações e enfatizou que estava muito contente com as apresentações, “tivemos muitas referências culturais brasileiras e muita inovação em cada pitch de hoje, vocês representaram o valor e o talento da nossa indústria de games do Brasil”. O ganhador será revelado em breve.
No Palco gamescom latam palco journey 1, Katleen Evers da 4EversGames, e Nabil Laredj, da Blackout, exploraram os diversos ramos do setor de games, desde a Web2 até a Web3, passando pela realidade virtual, consoles e jogos em nuvem. Durante o bate papo, os palestrantes discutiram como estão enfrentando os desafios atuais do setor, que impactam os principais pilares da economia dos games.
A gamescom latam, que acontece até domingo (30), vai trazer o melhor e mais atual conteúdo do universo dos games, com uma programação repleta de atrações, palestras, competições e muito mais.
O evento continua ainda hoje, com mais palestras, conteúdos e a tão esperada gamescom latam countdown que abrirá o evento com a promessa de grandes anúncios. O show de abertura acontece dia 26 de junho, às 18h30 (horário de Brasília), com novidades da indústria dos games.
Nabil Laredj falou sobre a importância de ir além dos games tradicionais e investir em novas tecnologias. Ele enfatizou que “a questão é ter o dispositivo certo e na hora certa para jogar um game”. De acordo com o palestrante, “o varejo e o digital são os principais fatores para a evolução das tecnologias”. Nabil também mencionou a crescente importância das plataformas como Netflix Games e Game Pass, sugerindo que as assinaturas podem ser uma alternativa viável para o futuro dos jogos.
Sobre a gamescom latam
A gamescom, o maior evento do mundo de computadores e videogames e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos, chegou também na América Latina. Em 2024, a gamescom latam acontece em São Paulo, Brasil, de 26 a 30 de junho. A gamescom latam BIG Festival, maior festival de games da América Latina, acontecerá no evento. O evento é organizado em conjunto pela Koelnmesse, Omelete Company, BIG Festival e licenciado pela game.
Sobre a game – Associação Alemã da Indústria de Jogos
Nós somos a associação da indústria alemã de jogos. Nossos membros representam todo o ecossistema de videogames, desde estúdios de desenvolvimento e editores até organizadores de eventos esportivos, instituições educacionais e outras entidades relacionadas. Somos coorganizadores da gamescom, o maior evento de jogos de computador e videogames do mundo. Somos acionistas do Órgão de Autorregulação de Software de Entretenimento (USK), da Fundação para a Cultura de Jogos Digitais, da fundação de jogadores de esports, da devcom e da sociedade de gestão coletiva VHG, bem como coanfitriões do German Computer Game Awards. Servindo como ponto central de contato para a mídia, bem como para instituições políticas e sociais, oferecemos conhecimento abrangente em áreas que incluem desenvolvimento de mercado, cultura de jogos e alfabetização midiática, e respondemos a quaisquer dúvidas ou preocupações. Juntos estamos fazendo da Alemanha o coração dos jogos em todo o mundo. Com os jogos, enriquecemos a vida de todas as pessoas.
Sobre a Koelnmesse Brasil
A Koelnmesse Brasil é subsidiária da Koelnmesse GmbH, líder internacional na organização de feiras nos segmentos de jogos e entretenimento. Sediada na área de feiras em Colónia, Alemanha, a gamescom é o maior evento mundial de jogos de computador e vídeo e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos. A gamescom reúne jogadores apaixonados, visitantes B2B e expositores de todo o mundo com uma abordagem altamente eficaz – pessoalmente no local e digitalmente de qualquer lugar do mundo. Isso faz da gamescom o principal evento de jogos B2C, B2B e B2G. Além do evento em sua sede em Colônia, a Koelnmesse está expandindo estrategicamente seu portfólio internacionalmente: em Cingapura, a gamescom asia fornece uma poderosa plataforma adicional da indústria para o mercado em rápido crescimento de jogos da Ásia-Pacífico, combinando de forma abrangente oferta e demanda.
Sobre a Omelete Company
Maior conglomerado dedicado aos fãs de cultura pop do Brasil, a Omelete Company utiliza seu site, redes sociais e parceiros para atingir mensalmente mais de 15 milhões de pessoas ávidas por novidades dos mundos do cinema, séries de TV, games, música e histórias em quadrinhos, com textos, vídeos e posts nas redes sociais. Fazem parte da Omelete Company as marcas Omelete, The Enemy, CCXP, Game XP, gamescom latam, Gaules, Baiano e Chippu.
Redes sociais:
- gamescom latam no Instagram
- gamescom latam no LinkedIn
- gamescom latam no TikTok
- gamescom latam no Twitter
- gamescom latam no YouTube
- gamescom latam no Facebook
PRÓXIMOS EVENTOS:
gamescom latam, São Paulo, Brasil, 26 – 30 de junho de 2024
devcom, Cologne, 19-20 de agosto de 2024
gamescom, Cologne, Germany, 21 – 25 de agosto de 2024
gamescom asia, Singapore, 17 – 20 de outubro de 2024