DOFF 2024| Com recorde de marcas participantes, edição é um oferecimento da Ludus Luderia, principal casa especializada em jogos de tabuleiro do país

by Felipe Biano

A 9ª edição do evento acontece neste final de semana, com a presença de mais de 60 marcas entre editoras e acessórios, além da presença do autor de Coup, Rikki Tahta, e Natalia Oracz, artista especializada em pintura de miniaturas

A espera está chegando ao fim, e, neste sábado, 1 de junho, a partir das 10h, será dado o “start” na 9ª edição do Diversão Offline, maior evento de boardgames e RPG da América Latina. O evento ocupará uma área superior a 6 mil m² do Pro Magno Centro de Eventos, com a presença de mais de 60 marcas confirmadas, entre as quais estão editoras de diferentes portes até marcas de acessórios e lojas de nicho. O evento, que mais uma vez chega recheado de atrações, contará neste ano com a presença de Rikki Tahta, autor de Coup, na comemoração de 10 anos do jogo, e também da talentosa artista Natalia Oracz, especializada em pintura de miniaturas. Pelo segundo ano consecutivo, o evento é um oferecimento da Ludus Luderia, principal casa de jogos de tabuleiro localizada na região da Bela Vista em São Paulo, com uma coleção superior a 1700 jogos. Além das atrações presenciais, o evento contará com um painel online no sábado com Ed Greenwood, autor conhecido por muitos títulos, incluindo sua responsabilidade por D&D.

A edição também conta com novos parceiros oficiais como media partners, que chegam como apoio na cobertura do evento. Entre eles estão o IGN, um dos principais veículos do país com cobertura de games e entretenimento que faz parte da mediatech Webedia; o Canal Woohoo, que além de entretenimento, é referência em cobertura de esportes e estilo de vida no Brasil, com uma programação diversificada; a PlayTV, fundada em 2006 e dedicada exclusivamente à programação para a comunidade de Cultura Geek; e a ClipFM, emissora de rádio que surgiu em 2003 na Grande Campinas e atualmente possui estúdios em Indaiatuba, com programação que atinge a faixa etária dos 16 aos 45 anos.

Entre os apoios, o evento estreia a parceria com a Editora Europa, que levará ao evento pôsteres, guias e outros materiais de seu portfólio com condições especiais. A Akiba Station chega ao evento trazendo a experiência dos clássicos Gashapon, máquina de venda automática com produtos orientais, e também máquinas com souvenirs do evento. A edição conta pela primeira vez com uma loja oficial, abastecida por uma seleção especial de parceiros. A Roxy Brindes é responsável pelos pins colecionáveis do DOFF 2024. A Mimos Brindes está trazendo à lojinha do DOFF uma sacola ecológica personalizada. E, como já divulgado nas redes sociais do evento, a artista Kaol Porfírio desenvolveu uma bolsa com a temática D20 para celebrar a edição especial do DOFF.

Pensando no maior conforto do público, a edição contará com o apoio da Baú do Bebê para disponibilizar carrinhos de bebê para locação durante o evento. Para quem deseja curtir o evento guardando seus objetos pessoais e as aquisições do DOFF, a Fatto Armários Inteligentes entra no hall de parceiros, disponibilizando armários automatizados, distribuídos em dois pontos do centro de eventos. Além da função de armário, cada espaço também conta com ponto de energia para carregamento de celular e outros equipamentos eletrônicos. A Alpharadius será a responsável por equipar a equipe de produção com comunicadores.

Na edição, que conta com a Ludus Luderia como patrocinadora master, a Sublimatech é responsável pela confecção das cordas personalizadas das credenciais, que levam o logo do evento e da pioneira Luderia. Além do item personalizado, a empresa também é apoio com unifilas para organização do credenciamento inicial do evento e entrada. Na Painting Alley Smooth 3D, contaremos com uma ação especial da Sethi 3D, fabricante de impressoras 3D, que disponibilizará gratuitamente chaveiros com a logo do Diversão Offline para pintura no espaço. Por fim, a edição também estreia a parceria com Filipe Arantes, diretor criativo especializado em realidade aumentada, que nesta edição estará disponibilizando, a partir de sábado, um filtro oficial nas redes sociais do DOFF para quem deseja registrar de forma especial momentos marcantes do evento. A edição também conta com o apoio da COQUETEL, que ao longo dos dois dias de evento estará com ações na entrada e em áreas específicas do evento com as clássicas revistas de palavras cruzadas.

O Diversão Offline acontece nos dias 1 e 2 de junho, das 10h às 20h no sábado e das 10h às 18h no domingo, com uma ampla programação em estandes e também em diversas áreas temáticas do evento. Este ano, a edição inaugura uma promissora parceria com a Hasbro Gaming, que além de nomear o clássico palco da edição que recebe uma seleta programação de painéis, conta com o apoio da marca na área de Experiências DOFF com mesas Freeplay e o pedido estúdio de tatuagem. A edição inaugura a Arena Tanares RPG, espaço dedicado ao RPG, com uma ampla programação ao longo dos dois dias, além de contar com um temático espaço de lojas. Os ingressos de último lote para o evento continuam à venda pelo Sympla, com valores a R$95 (meia entrada social para sábado), R$85 (meia entrada social para domingo) e R$155 para entrada em passaporte para os dois dias de evento.

Sobre o Diversão Offline

Surgiu em 2015, com o objetivo de acompanhar o grande movimento do mercado nacional de jogos e entretenimento! A iniciativa nasceu também do desejo pessoal dos idealizadores de criar um ambiente atrativo, confortável e de qualidade para os fãs de jogos e apaixonados pela cultura nerd. Atualmente, o DOFF é gerenciado pela produtora FS Produção e Marketing e já é considerado como a maior feira do segmento na América Latina e comandada por uma mulher, Fernanda Sereno. A primeira edição do evento aconteceu em 2015 no Rio de Janeiro. Caminhando para a segunda edição, o evento se firma como Convenção, agregando ainda mais empresas e estreitando o contato com o público. Em 2017, o Doff realizou pela primeira vez uma edição com dois dias de duração, atraindo mais de 2900 pessoas e a atenção da mídia. Em março de 2018 o evento estreou em São Paulo, reunindo 30 marcas e 4900 pessoas em dois dias. Em setembro de 2018, uma nova edição em solo carioca reuniu mais de 3500 pessoas. Em 2019, a edição paulistana atingiu a marca de 5500 pessoas. A última edição, realizada em 2022, marcou o reencontro após as restrições da pandemia do COVID-19, recebendo mais de 7 mil pessoas. A edição mais recente, realizada em junho de 2023, consagrou oficialmente o evento com o maior da América Latina com 10 mil visitas. Em 2024, o evento espera um público de aproximadamente 12 mil visitantes.

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