Evento acontece nos dias 26 a 30 de junho, no São Paulo Expo, recebe as principais desenvolvedoras de jogos do mundo e será palco para mais de 50 lançamentos
A contagem regressiva para a gamescom latam está quase no fim, e os fãs de jogos de toda a América Latina, estão prestes a se reunir em São Paulo. O evento, que acontece de 26 a 30 de junho, vai trazer uma programação repleta de novidades, diversão e oportunidades para todos os públicos, desde gamers apaixonados até profissionais da indústria. A categoria de ingressos para os 4 dias está esgotada, mas ainda estão disponíveis ingressos para a quinta, sexta, sábado e domingo. Para adquirir basta acessar o site da Mundo Ticket.
Já contando um spoiler do que será a gamescom latam, na quarta-feira (26), será transmitido via YouTube a gamescom latam countdown 2024, um show de abertura apresentado pelo jornalista, produtor de conteúdo e apresentador, Tiago Leifert. Durante o show, serão revelados novos trailers de jogos AAA e indies, além de entrevistas exclusivas e destaques dos pontos altos dos próximos dias do evento. Esse inédito show vai proporcionar aos fãs de todo o mundo a chance de acompanhar as novidades e se preparar para a incrível experiência que a gamescom latam vai oferecer.
Estandes, ativações de marcas e lojas de colecionáveis
O público terá a oportunidade de aproveitar uma área de mais de 25 mil m², repleta de ativações de marcas e estandes de grandes publishers, como Nintendo, Roblox, Epic Games, Ubisoft, Warner Bros. Games, Niantic, Wargaming e TecToy. Esta vasta área será dedicada a proporcionar uma experiência imersiva e interativa, com diversas atividades, demonstrações e novidades do mundo dos games. Os visitantes poderão explorar e jogar os mais de 400 títulos disponíveis, incluindo títulos da Bandai Namco, Square Enix, Gravity, Atari, entre as mais de 70 publishers presentes no evento.
Diversos Palcos e Conteúdo
A gamescom latam conta com diversos palcos, incluindo os gamescom latam palco journey e o palco quest sponsored by The Enemy, onde acontecerão palestras e painéis. Além disso, a gamescom latam arena e-sports e a área exclusiva para Meet & Greet prometem ser pontos altos da programação. Serão mais de 250 horas de conteúdo, com grandes nomes da indústria dos games compartilhando suas experiências e insights sobre desenvolvimento, desafios e promoção de jogos.
Meet & Greet com Influenciadores
Mais de 1.000 influenciadores estarão presentes na gamescom latam, incluindo nomes de destaque como Bagi, Baiano, Playhard, Pedro Caxa, The Radioativo, Cerol, entre outros. É a chance que o fã tem de conversar, tirar fotos e até produzir conteúdos com seu criador de conteúdo favorito.
Visando reforçar a importância dos produtores de conteúdo, no sábado (29), a gamescom latam área business se transformará na “gamescom latam creators networking”. Esta área será dedicada a conectar creators, empresas e agências, oferecendo uma oportunidade de networking e colaboração. Será um espaço onde influenciadores e profissionais da indústria poderão trocar ideias, explorar novas parcerias e fortalecer suas redes de contatos. O acesso a esta área exclusiva será permitido para visitantes com credenciais de imprensa e influenciadores, além daqueles que adquirirem o ingresso Business. A gamescom latam creators networking funcionará apenas no sábado, das 11h às 21h, mesmo horário do evento.
Competição no gamescom latam arena e-sports sponsored by Claro Gaming
O visitante pode se preparar para mais de 40 horas de programação dedicada aos eSports. A emoção dos campeonatos e show matches vai tomar conta das arenas, com destaque para o maior torneio presencial de Brawl Stars da América Latina, o COPA All Stars de Brawl Stars, além do showmatch do Rasek Game e muito mais.
Ativação e Lançamentos de Produtos Exclusivos
Os patrocinadores da gamescom latam apresentam diversas ações imersivas e divertidas. Entre um jogo e outro, todos podem visitar os estandes para conferir lançamentos exclusivos e participar de atividades que tornam a experiência do evento ainda mais especial.
Área para Cosplayers
A gamescom latam traz também ao Brasil o gamescom latam cosplay lounge sponsored by essence cosmetics, uma área inédita dedicada aos cosplayers. O espaço oferece suporte para maquiagem, perucas e cabelos, garantindo que todos possam manter seus visuais impecáveis durante todo o evento. O acesso ao lounge será totalmente gratuito, e os cosplayers não precisarão pagar nenhuma taxa adicional além do seu ingresso para acessar este espaço exclusivo, proporcionando maior comodidade e conforto durante o evento.
Vale destacar que não haverá uma credencial específica para cosplay. Os cosplayers poderão acessar o evento com ingressos diários, de 4 dias ou Business.
gamescom latam BIG Festival sponsored by Banco do Brasil
Um dos momentos mais aguardados do evento é a cerimônia de premiação dos melhores jogos do ano. Em 2024, quase 1.000 jogos de 74 países competem em 20 categorias. Os visitantes poderão jogar os 114 jogos finalistas e celebrar o melhor da indústria dos games.
Na sexta-feira (28), haverá a cerimônia das categorias Melhor Som, Melhor Arte, Melhor Multiplayer, Melhor Narrativa, Melhor XR/VR, Melhor Gameplay, Melhor Jogo Casual, Melhor Jogo: América Latina, Melhor Jogo: Brasil e Melhor Jogo do ano.
No último dia da gamescom latam, no domingo (30), ocorrerá a segunda parte da premiação com as categorias de Melhor Jogo Infantil, Melhor Jogo Estudante, Melhor Jogo Educacional, Melhor Jogo de Questões Sociais, Melhor Jogo Diversidade, Melhor Jogo Inédito e Melhor Jogo: Voto Popular.
Além da gamescom latam BIG Festival, o panorama brasil irá apresentar as novidades e lançamentos de jogos. Esta é uma mostra paralela não-competitiva dentro do festival, com o objetivo de expor os melhores jogos produzidos por desenvolvedores do país que não foram selecionados para as mostras competitivas.
gamescom latam panorama mundo sponsored by Acer e panorama consoles
A gamescom latam também irá contar com mais duas mostras, O Panorama Mundo sponsored by Acer e o Panorama Consoles, com a presença de algumas das maiores publishers do mundo convidadas a disponibilizar seu jogos e lançamentos. Entre os participantes, estão Bandai Namco, Raw Fury, Atari, Gravity, Sega, Square Enix, entre outras.
Jogos de tabuleiro
A gamescom latam também terá um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro: o gamescom latam board games. Com a curadoria do time Diversão Offline, a maior feira de jogos de tabuleiro da América Latina, teremos um ambiente totalmente equipado com mesas e uma grande variedade de jogos de tabuleiro, proporcionando a todos mais oportunidades de jogos e entretenimento.
Artists’ Alley
Inaugurado no BIG Festival em 2023, a gamescom latam traz novamente o Artists’ Alley, uma área exclusiva destinada aos artistas para exporem e venderem seus trabalhos de games durante o evento. O espaço contará com a presença de 15 artistas, sendo 14 do Brasil e 1 do Chile, selecionados por um júri. Eles vão expor obras baseadas em games durante os quatro dias de evento para o público visitante.
Profissionais Renomados Confirmados para o Line-Up da gamescom latam 2024
Um dos grandes destaques do evento é o line-up de profissionais renomados da indústria de games que vão marcar presença. Entre os palestrantes e convidados, estão grandes nomes como David Alpert, produtor do aclamado seriado The Walking Dead e CEO da Skybound Entertainment. Ele estará presente para compartilhar sua vasta experiência e conhecimento com os participantes.
Além de Alpert, a gamescom latam 2024 contará com a presença de Chance Glasco, um dos criadores da franquia Call of Duty, e Pawel Sasko, Associate Game Director da CD PROJEKT RED, famosa pelo sucesso de Cyberpunk 2077. Mike Foster, Senior Global Account Manager da Sony, também estará presente, trazendo insights valiosos sobre a indústria. Outro destaque é Tim Morten, CEO da Frost Giant, que contribuirá com sua expertise no desenvolvimento de jogos de estratégia. Estes e centenas de outros profissionais estarão no evento para inspirar os participantes com sua experiência na indústria dos games e, é claro, para mostrar muitos jogos.
Acessibilidade e Inclusão
Esta será a edição mais acessível de todas, graças a uma parceria com a Ablegamers Brasil. Além da consultoria prestada ao evento, o estande da Ablegamers Brasil contará com ativações acessíveis para pessoas com deficiências físicas, visuais, auditivas e neurodivergentes. O local terá PCs com o software Quantum Guide Play da JBL, permitindo que pessoas com deficiência visual joguem Counter-Strike 2 e também controles acessíveis e adaptados para Xbox Series e PS5.
Sob a chancela do Ministério da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura, a gamescom latam tem patrocínio do Banco do Brasil, da Sabesp e da TNT Energy; apoio da essence cosmetics, O Boticário e Acer; parceria B2B com a Abragames — Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais através do Projeto Brazil Games, uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ApexBrasil; realização Omelete&Co, Koelnmesse, game, gamescom latam, SPcine, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo, Associação Paulista dos Amigos da Arte, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Governo Federal. Novos patrocinadores e apoiadores serão anunciados em breve.
Sobre a gamescom latam
A gamescom, o maior evento do mundo de computadores e videogames e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos, chegou também na América Latina. Em 2024, a gamescom latam acontece em São Paulo, Brasil, de 26 a 30 de junho. A gamescom latam BIG Festival, maior festival de games da América Latina, acontecerá no evento. O evento é organizado em conjunto pela Koelnmesse, Omelete Company, BIG Festival e licenciado pela game.
Sobre a game – Associação Alemã da Indústria de Jogos
Nós somos a associação da indústria alemã de jogos. Nossos membros representam todo o ecossistema de videogames, desde estúdios de desenvolvimento e editores até organizadores de eventos esportivos, instituições educacionais e outras entidades relacionadas. Somos coorganizadores da gamescom, o maior evento de jogos de computador e videogames do mundo. Somos acionistas do Órgão de Autorregulação de Software de Entretenimento (USK), da Fundação para a Cultura de Jogos Digitais, da fundação de jogadores de esports, da devcom e da sociedade de gestão coletiva VHG, bem como coanfitriões do German Computer Game Awards. Servindo como ponto central de contato para a mídia, bem como para instituições políticas e sociais, oferecemos conhecimento abrangente em áreas que incluem desenvolvimento de mercado, cultura de jogos e alfabetização midiática, e respondemos a quaisquer dúvidas ou preocupações. Juntos estamos fazendo da Alemanha o coração dos jogos em todo o mundo. Com os jogos, enriquecemos a vida de todas as pessoas.
Sobre a Koelnmesse Brasil
A Koelnmesse Brasil é subsidiária da Koelnmesse GmbH, líder internacional na organização de feiras nos segmentos de jogos e entretenimento. Sediada na área de feiras em Colónia, Alemanha, a gamescom é o maior evento mundial de jogos de computador e vídeo e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos. A gamescom reúne jogadores apaixonados, visitantes B2B e expositores de todo o mundo com uma abordagem altamente eficaz – pessoalmente no local e digitalmente de qualquer lugar do mundo. Isso faz da gamescom o principal evento de jogos B2C, B2B e B2G. Além do evento em sua sede em Colônia, a Koelnmesse está expandindo estrategicamente seu portfólio internacionalmente: em Cingapura, a gamescom asia fornece uma poderosa plataforma adicional da indústria para o mercado em rápido crescimento de jogos da Ásia-Pacífico, combinando de forma abrangente oferta e demanda.
Sobre a Omelete Company
Maior conglomerado dedicado aos fãs de cultura pop do Brasil, a Omelete Company utiliza seu site, redes sociais e parceiros para atingir mensalmente mais de 15 milhões de pessoas ávidas por novidades dos mundos do cinema, séries de TV, games, música e histórias em quadrinhos, com textos, vídeos e posts nas redes sociais. Fazem parte da Omelete Company as marcas Omelete, The Enemy, CCXP, Game XP, gamescom latam, Gaules, Baiano e Chippu.
Redes sociais:
- gamescom latam no Instagram
- gamescom latam no LinkedIn
- gamescom latam no TikTok
- gamescom latam no Twitter
- gamescom latam no YouTube
- gamescom latam no Facebook
PRÓXIMOS EVENTOS:
gamescom latam, São Paulo, Brasil, 26 – 30 de junho de 2024
devcom, Cologne, 19-20 de agosto de 2024
gamescom, Cologne, Germany, 21 – 25 de agosto de 2024
gamescom asia, Singapore, 17 – 20 de outubro de 2024