Entre 26 e 30 de junho, público poderá acompanhar palestras, painéis e mesas-redondas sobre diversos temas relacionados ao setor
A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) anuncia sua participação na área B2B da gamescom latam 2024 com uma extensa programação de painéis voltados a profissionais da indústria. De 26 a 30 de junho, no São Paulo Expo ( Rod. dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda), em São Paulo/SP, a Associação será responsável pela curadoria de mais de 40 horas de conteúdo ao vivo, com a participação de dezenas de convidados, entre estrangeiros trazidos pelo Brazil Games – projeto Setorial de Exportação da Abragames em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) – e grandes nomes da indústria e mercado nacionais.
No primeiro dia do evento, em 26 de junho, que será exclusivo para o mercado B2B, a Abragames promoverá o “Alinhamento Estratégico da Indústria de Games”, momento que vai reunir representantes de governos federal, estaduais e municipais para discutir políticas públicas para o setor de games, em um encontro privado. Durante o encontro, a consultoria internacional Nordicity, a convite da Abragames, apresentará uma visão internacional dos possíveis impactos do Marco Legal dos Games na indústria. Além disso, no primeiro dia de evento também acontecerá o ’20 Minutes With’, em que as publishers subirão ao palco B2B para explicar como fazer negócios com as empresas. A programação das apresentações será divulgada em breve.
“A agenda B2B da gamescom latam 2024 é um marco significativo para a indústria de jogos do Brasil e da América Latina. Ao trazer mais de 40 horas de conteúdo ao vivo e promover a interação entre profissionais de diversos países, a Abragames estimula a troca de conhecimentos, fortalecimento de parcerias e expansão do mercado”, explica Eliana Russi, diretora da Abragames e do projeto Brazil Games. “Esta iniciativa não só destaca o talento e a criatividade dos desenvolvedores brasileiros, como posiciona o Brasil como um hub importante no cenário global de games”.
Entre palestras, painéis e mesas-redondas sobre diversos temas com publishers, investidores e aceleradoras internacionais, o evento oferecerá conteúdos inovadores, como o impacto da Inteligência Artificial no desenvolvimento de jogos. Quais são os desafios e oportunidades para o setor? Como as novas tecnologias de IA generativa contribuem para os profissionais de arte, roteiro, áudio e produção? Qual é a visão da indústria sobre direitos autorais? A gamescom latam também terá painéis sobre acessibilidade; a ideia é aquecer as discussões sobre como a indústria pode ser mais inclusiva por meio dos jogos e apresentar ferramentas de acessibilidade que expandem as experiências das pessoas com deficiência.
Entre as sessões de conteúdo da gamescom latam, haverá painéis especiais discutindo sobre o meio-ambiente e a indústria de jogos, destacando a conscientização sobre resiliência climática e a redução do impacto da indústria de jogos no meio ambiente. Para discutir o tema o evento contará com a participação de Chance Glasco, da Good Dog Studios, Shayne Hayes, do Arsht-Rock Resilience Center, Lisa Pak, do projeto Playing for the Planet, uma iniciativa da ONU, e representantes do Greenpeace.
Em outra palestra imperdível, David Alpert, CEO e cofundador da Skybound Entertainment, compartilhará sua visão sobre a ascensão da cultura dos videogames. O criador e proprietário da franquia The Walking Dead irá dividir com os presentes parte de sua vasta experiência com conteúdos em múltiplas plataformas, incluindo quadrinhos, TV, filmes, videogames, e muito mais. A Skybound Entertainment, conhecida por suas franquias globais como The Walking Dead e Invincible, lidera a criação de universos que se tornam fenômenos da cultura pop. Entre outras abordagens, Alpert falará sobre como os videogames evoluíram de simples entretenimento para uma poderosa força cultural, transformando-se em filmes, séries de TV e outras mídias. Ele vai falar também sobre o impacto significativo dos jogos na cultura popular e explorar o futuro promissor dessa interseção entre games e outras formas de mídia.
Já Jason Della Rocca, especialista e empresário da indústria de games, que tem no currículo o desenvolvimento de grandes parcerias e a organização do Pitch da GDC Play, será o responsável por comandar a primeira edição do Pitch@gamescom latam, uma competição de pitches de games que tem como objetivo apresentar jogos de estúdios latino-americanos aos investidores e publishers internacionais. Nessas iniciativas, cinco desenvolvedores da região foram selecionados para subir ao palco e defender seus projetos perante representantes de grandes empresas. São eles: Hyper Dive Studio, Brasil, game: Dark Crown; Coffenauts, Brasil, game: Ghostless; Dreams Uncorporated, Colômbia, game: Prisma; Solo Game Studio, Brasil, game: Project Terror; Triunfo Game Studio, Brasil, game: Sina.
A extensa lista de temas e convidados será dividida na programação de cinco palcos espalhados pelo evento. Vale destacar, entre outros assuntos, a aplicação de VR/XR e outras realidades imersivas nos jogos digitais, diversidade, o trabalho das publicadoras e aceleradoras de jogos, XD (external development), trilhas sonoras, possibilidades de carreiras, políticas públicas e muito mais. A própria Abragames comandará painéis, tratando de assuntos específicos sobre a indústria nacional. Os conteúdos serão liderados por Rodrigo Terra, presidente da Associação e CTE da ARVORE; Carolina Caravana, vice-presidente da Associação e produtora da AIYRA, e Eliana Russi.
“A gamescom latam reflete a consolidação da indústria brasileira de games, pois é fruto de um trabalho que vem sendo realizado há mais de uma década por grandes players do setor”, conta Rodrigo Terra. “Acreditamos que esse evento irá representar uma grande mudança sobre o reconhecimento da nossa indústria e será uma excelente oportunidade de visibilidade para o desenvolvedor nacional”.
“Ter o maior evento de games do mundo no Brasil traz para a indústria nacional um protagonismo nunca antes visto. O Brasil já era um dos mais importantes hubs de desenvolvimento de jogos digitais, e a gamescom latam vem para ser a nossa vitrine para o mercado internacional”, comemora Eliana. “Alem disso, não podemos esquecer da recente aprovação do Marco Legal dos Games, que somada à chegada da gamescom latam, coloca o Brasil como um hot spot do setor. Há muito interesse por parte dos grandes players em se aproximar do país e da nossa indústria nacional”.
A gamescom latam é a versão latino-americana do maior evento global de games e será realizada em conjunto pela Koelnmesse, organizadora da feira em Colônia/ALE e Singapura/SIN; pela game (Germain Games Industry Association), a associação alemã da indústria de games; pelo BIG Festival, o maior festival de games da América Latina, e pela Omelete Company, empresa líder no segmento de cultura pop no Brasil.
A programação completa das palestras com curadoria da Abragames na gamescom latam 2024 estará disponível no site da gamescom latam, onde também estão todas informações para o público e a imprensa – AQUI.
Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Sobre o Brazil Games
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.