Viagem é uma iniciativa do Brazil Games – projeto setorial de exportação realizado pela associação em parceria com a ApexBrasil – e inclui presença na devcom; nos dois eventos, a delegação nacional cumprirá agendas de reuniões, rodas de conversas, rodadas de negócios, apresentações de projetos e palestras
A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games), por meio do Brazil Games – projeto setorial de exportação realizado pela associação em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) vai liderar uma comitiva com mais de 30 empresas brasileiras de desenvolvimento de jogos em dois dos principais eventos de games do mundo, ambos realizados na cidade de Colônia, na Alemanha: a devcom (Developer Conference), focada no ecossistema de desenvolvedores e marcada para os dias 18, 19 e 20 de agosto, e a gamescom, principal evento B2C de games da Europa, que acontece entre 21 e 25 de agosto.
A presença de destaque da delegação brasileira em eventos globais reflete o crescimento e o bom momento da indústria nacional, já que os estúdios do país têm sido cada vez mais procurados por parceiros internacionais. “A crescente demanda por nossos estúdios reflete não apenas a qualidade e inovação que oferecemos, mas o posicionamento estratégico do Brasil como um polo emergente da indústria global de games”, afirma Rodrigo Terra, presidente da Abragames.
Mais do que a exposição dos jogos nacionais a novos mercados, a participação da comitiva brasileira nos dois eventos tem como objetivo gerar oportunidades de negócios, networking e interesse nos estúdios do país. Por isso, tanto na gamescom quanto na devcom, o Projeto Brazil Games contará com estandes próprios destinados à realização de reuniões e outras atividades de networking.
Terra lembra ainda que, em 2023, o Brasil foi o país parceiro da gamescom, em reconhecimento ao importante polo de desenvolvimento que o país se tornou nos últimos anos. “Esse tributo à indústria nacional de games foi fruto de uma parceria liderada pela Abragames com a Associação da Indústria Alemã de Games, também por meio do Brazil Games. Agora, retornamos em um momento de ainda mais credibilidade para nossa indústria, e as expectativas são as melhores possíveis. Esperamos cumprir uma extensa agenda de compromissos, e voltar para o Brasil com muitos negócios encaminhados.”
Em 2023, a participação brasileira na gamescom resultou em mais de US$ 76,7 milhões em contratos que estiveram em vigor ao longo dos doze meses seguintes ao término do evento.
Veja AQUI a lista completa de estúdios que integram a delegação do Brazil Games.
Neste ano a Abragames/Brazil Games vai contar com a parceria do estado e da cidade de São Paulo (InvestSP, Secretaria de Cultura do estado de SP, Adesampa, SP Negócios e Spcine), que vai ter um espaço exclusivo para as empresas de SP na área do Brasil. O Rio Grande do Sul, por meio da SEDEC (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), também estará presente apoiando as empresas do estado.
Para mais informações sobre a Abragames, visite o site oficial da Associação.
Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre o Brazil Games
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.