Determinado momento exato do impacto do asteroide que causou extinção dos dinossauros na Terra

Uma equipe internacional de cientistas publicou um estudo que confirma a estação do ano em que um grande asteroide colidiu com a península de Yucatán, causando a extinção dos dinossauros.
“A época do ano tem um papel importante em muitas funções biológicas como a reprodução, as estratégias de alimentação, as interações hóspede-parasita, a latência sazonal. Portanto, não é de se estranhar que a época do ano em que ocorre um perigo em escala mundial pode desempenhar um papel importante na gravidade de seu impacto na vida”, explicou Robert DePalma, autor principal do estudo publicado na revista Scientific Reports.
O pesquisador observou que a estação climática em que ocorreu a queda do asteroide é uma questão crítica para a história da extinção do Cretáceo final e que, até hoje, a resposta para essa pergunta não foi clara.
O grande asteroide que criou a cratera de Chicxulub há 66 milhões de anos também provocou o desaparecimento de 75% da vida na Terra.
No entanto, foi graças a este recente estudo que foi possível determinar exatamente a estação do ano que transcorria no Hemisfério norte quando ocorreu o impacto, no final da primavera e início do verão.
Os pesquisadores analisaram a estrutura e o padrão único das linhas de crescimento nas espinhas de peixes fossilizados do sítio, e determinaram que todos morreram durante a fase de crescimento primavera-verão.
As análises isotópicas de alta tecnologia das linhas de crescimento forneceram uma confirmação independente desta observação inicial.

Share and Enjoy !