Novo dinossauro brasileiro homenageia Bertha Lutz e Imperatriz Leopoldina

Novo dinossauro brasileiro homenageia Bertha Lutz e Imperatriz Leopoldina

O ano era 2011 quando profissionais do Centro Paleontológico da Universidade do Contestado (Cenpaleo), em Santa Catarina, e do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, iniciaram escavações no município de Cruzeiro do Oeste (PR). O trabalho de campo se estendeu até 2014 e, quinta-feira passada (18/11/2021), apresenta seus frutos: uma nova espécie de dinossauro, a Berthasaura leopoldinae. Considerada excepcional, a descoberta foi publicada hoje no periódico Scientific Reports, da renomada Nature.

Apelidada “Bertha”, a peça representa um réptil juvenil, que ainda não havia atingido a maturidade, e abelissaurídeo — mais especificamente da família Noasauridae, dos Abelisauridae, típica do supercontinente Gondwana. O animal viveu no período Cretáceo em um ambiente de deserto, com clima árido e poucas áreas úmidas.  O espécime se destaca por uma série de fatores, como a quantidade de ossos preservados.

A maioria dos dinossauros brasileiros são conhecidos por esqueletos muito fragmentados — o que não é o caso da Bertha. “Apesar de estar todo desarticulado, o esqueleto tem quase todas as partes do corpo muito bem representadas”, explica Geovane Alves Souza, aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Zoologia do Museu Nacional/UFRJ e autor principal do artigo, em entrevista coletiva virtual da qual GALILEU participou.

Os pesquisadores conseguiram recuperar restos do crânio, da mandíbula, da coluna vertebral, das cinturas peitoral e pélvica e dos membros anteriores e posteriores. Trata-se, portanto, de um dos dinossauros mais completos do Cretáceo brasileiro do qual se tem registro. Souza ressalta ser raro obter o crânio de terópodes (tanto no mundo quanto no Brasil), o que torna a descoberta ainda mais valiosa.

Para ler mais sobre essa descoberta clique aqui.

Share and Enjoy !

Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares
%d blogueiros gostam disto: