Em um novo capítulo da briga tecnológica entre Estados Unidos e China, o governo americano acaba de sancionar uma lei que bane de vez empresas como as gigantes Huawei e ZTE do país.
A medida, inclusive, impede que essas companhias, consideradas ameaça à segurança nacional, consigam novas licenças para operar no setor de telecomunicações.
Intitulado como Secure Equipment Act (Lei de Equipamentos Seguros, em tradução livre), o texto diz que a Federal Communications Commission (FCC) deve desconsiderar todas as solicitações de empresas que também se enquadram nessa categoria de ameaça ao país. O texto foi aprovado por unanimidade no mês passado.
Na prática, isso significa que os equipamentos das marcas referidas, e também de outras empresas chinesas, não poderão mais ser usados no setor de telecomunicações americano.
Vale lembrar o órgão regulador disse que identificou outras três companhias chinesas que representam a tal ameaça à segurança do país, são elas:
- Hytera Communications Corp;
- Hangzhou Hikvision Digital Technology Co;
- Zhejiang Dahua Technology Co.
Segundo o comissário da FCC, Brendan Carr, essa lei promete garantir que “equipamentos inseguros de empresas como a Huawei e ZTE não possam mais ser inseridos nas redes de comunicações da América”.
Por fim, a FCC também propôs novas regras para revogar licenças. No mês passado, o órgão votou pela retirada de outra empresa chinesa, a China Telecom. A companhia encerrará suas atividades após 20 anos de operação no país.
Em resposta, Zhao Lijian, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, declarou que apesar da repressão, até agora os EUA não apresentaram nenhuma evidência sobre as alegações.
Na próxima semana, está previsto que o presidente Joe Biden e o líder chinês Xi Jinping realizem uma reunião virtual para discutir o caso.
Carlos Almo
15 de novembro de 2021 at 22:24Os EUA ficando na rabeira tecnológica e insistindo mas máquinas dee escrever, literalmente…kkkkkkk