Leilão do 5G e seus objetivos

Leilão do 5G e seus objetivos

Nesta quinta-feira (04/11/2021) começa o leilão das quatro frequências destinadas à tecnologia 5G (700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz) aqui no Brasil. Além do marco tecnológico para o país, o objetivo, segundo o Ministério das Comunicações, é promover conectividade de qualidade para uma parcela maior da sociedade.

Conforme Artur Coimbra, o secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, uma das metas do governo para o ano que vem é levar internet para 100% das escolas públicas de nosso país.

Para isso, segundo o edital aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em agosto, o leilão do 5G também será responsável pela ampliação do acesso ao 4G para localidades que ainda não contam com essa tecnologia.

“A chegada do 5G vai levar o país para outro patamar de inclusão digital”, declarou  o secretário. “Vamos cobrir todas as rodovias federais com pelo menos conectividade 4G, além de banda larga móvel para quase 10 mil localidades rurais, com a expansão do serviço para escolas e centros de saúde”, acrescentou.

Sobre o valor de mercado em cima da tecnologia, Coimbra sugere que a adoção do 5G não será elitizada. “Na prática, haverá uma melhora na dinâmica do custo-benefício”, avaliou.

Segundo o mesmo, o 5G também eliminará um dos grandes obstáculos da inclusão digital: a infraestrutura, já que grande parte do leilão do 5G será investida para ações de avanço no setor de telecomunicações.

Vale lembrar que o leilão do 5G demanda a cobertura das 26 capitais e do Distrito Federal com a tecnologia até julho de 2022. O serviço deverá cobrir todos os municípios com mais de 50 mil habitantes até 2028, enquanto o 4G, no que lhe concerne, deverá cobrir todo o território nacional até lá.

O começou às 10h na sede da Anatel em Brasília. A abertura do leilão será feita pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, pelo presidente da Anatel, Leonardo de Morais, e por conselheiros da agência.

Share and Enjoy !

Shares

One thought on “Leilão do 5G e seus objetivos

  1. Reply
    Encerrado o leilão do 5G; Confira as ganhadoras - Geek Brasil
    5 de novembro de 2021 at 23:21

    […] Saiba mais sobre  o leilão do 5G. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares
%d blogueiros gostam disto: