Endereço no espaço: Conheça a Coral Orbital o novo projeto de estação espacial privada.

Endereço no espaço: Conheça a Coral Orbital o novo projeto de estação espacial privada.

As empresas Blue Origin e Sierra Space anunciaram os planos para a construção de uma estação espacial privada, batizada de Coral Orbital (Orbital Reef).

A Blue Origin vem fazendo sucesso com seus primeiros voos de turismo espacial e ainda tenta um contrato com a NASA para fabricar módulos de pouso na Lua, enquanto a Sierra Space fabrica o avião espacial reutilizável Dream Chaser, que será crucial para a movimentação dos astronautas do solo para o espaço e de volta.

Mas o time inteiro é bem maior, contando com 15 universidades norte-americanas e outras grandes empresas do setor aeroespacial, que dividirão a construção da estação e o provimento de serviços para mantê-la funcionando.

“Projetada para abrir vários novos mercados no espaço, a Coral Orbital fornecerá a qualquer um a oportunidade de estabelecer seu próprio endereço em órbita. Este destino único oferecerá aos clientes de pesquisa, industriais, internacionais e comerciais os serviços de ponta a ponta a preços competitivos que eles precisam, incluindo transporte espacial e logística, habitação espacial, acomodação de equipamentos e operações, incluindo tripulação a bordo,” disse a nota conjunta das empresas.

O cronograma prevê que a estação começará a operar na segunda metade desta década.

A estrutura inteira será modular, facilitando a agregação de novos laboratórios conforme a demanda cresça. “Os berços para módulos, portas de atracamento para veículos, laboratórios e amenidades, todos aumentarão conforme o mercado crescer,” diz a nota.

Além dos laboratórios, usados por instituições acadêmicas e empresas, haverá também lugar para turistas espaciais e quem mais consiga pagar a passagem e a hospedagem.

“A Coral Orbital oferecerá interfaces padrão em todos os níveis – armário, rack e módulo. Agências espaciais experientes, consórcios de alta tecnologia, nações soberanas sem programas espaciais, empresas de mídia e de viagens, empreendedores financiados, inventores patrocinados e investidores com visão de futuro, todos terão um lugar no Recife Orbital,” afirma o anúncio.

Coral Orbital: Conheça a nova estação espacial privada

Ambientes internos da estação.
[Imagem: Coral Reef/Divulgação]

Parceiros da estação espacial

A equipe responsável pela construção e operação da estação espacial privada é liderada pelas duas empresas “estreantes” no espaço, mas congrega também a capacidade comprovada de parceiros que participam da construção e operação da Estação Espacial Internacional.

Veja abaixo o que ficará a cargo de cada um dos parceiros:

  • Blue Origin – sistemas utilitários, módulos centrais de grande diâmetro e novo sistema de lançamento peso-pesado e reutilizável New Glenn.
  • Sierra Space – Módulo LIFE (sigla em inglês para Grande Ambiente Flexível Integrado), módulo de conexão e avião espacial Dream Chaser, de pouso em pista, para transporte de tripulação e carga, capaz de pousar em pistas de todo o mundo.
  • Boeing – Módulo de ciência, operações da estação, engenharia de manutenção e a nave espacial CST-100 Starliner.
  • Redwire Space – Pesquisa em microgravidade, desenvolvimento e manufatura; operações de carga útil e estruturas infláveis.
  • Genesis Engineering Solutions – Nave espacial de uma pessoa para operações de rotina e excursões turísticas.
  • Universidade do Estado do Arizona – Lidera um consórcio global de universidades que fornecerão serviços de consultoria em pesquisa e contato com o público.

 

Coral Orbital: Conheça a nova estação espacial privada

As roupas espaciais serão substituídas por uma nave espacial individual, tanto para manutenção, quanto para turismo.
[Imagem: Coral Reef/Divulgação]

Discursos

“Por mais de sessenta anos, a NASA e outras agências espaciais desenvolveram voos espaciais orbitais e habitações espaciais, preparando-nos para o início dos negócios comerciais nesta década,” disse Brent Sherwood, da Blue Origin. “Vamos expandir o acesso, baixar os custos e fornecer todos os serviços e amenidades necessários para tornar comum o voo espacial. Um ecossistema vibrante de negócios crescerá na órbita baixa da Terra, gerando novas descobertas, novos produtos, novos entretenimentos e consciência global.”

“A Sierra Space está entusiasmada com a parceria com a Blue Origin e em fornecer o avião espacial Dream Chaser, o módulo LIFE e tecnologias espaciais adicionais para abrir espaço para pesquisa, comercial, manufatura e turismo. Como ex-astronauta da NASA, estive esperando pelo momento em que trabalhar e viver no espaço fosse acessível a mais pessoas em todo o mundo, e esse momento chegou,” disse Janet Kavandi, que já foi ao espaço três vezes como astronauta da NASA e agora é presidente da Sierra Space.

“Isso é empolgante para nós porque este projeto não duplica a imensamente bem-sucedida e duradoura ISS, mas dá um passo adiante para preencher uma posição única na órbita terrestre baixa, onde ela poderá servir a uma gama diversificada de empresas e hospedar equipes não especializadas,” disse John Mulholland, da Boeing. “Ela exige o mesmo tipo de experiência que usamos para inicialmente projetar e construir a Estação Espacial Internacional e as mesmas habilidades que empregamos todos os dias para operar, manter e sustentar a ISS.”

(…) Inovação Tecnológica

Share and Enjoy !

Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares
%d blogueiros gostam disto: